Estadual
Uruguaiana renova adesão ao Programa Saúde na Escola
divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O governo estadual lançou, nesta quarta-feira, 15/2, o painel para monitoramento das adesões dos municípios do Estado ao Programa Saúde na Escola (PSE). A ferramenta tem como objetivo gerar maior visibilidade para gestores e para a população sobre o tema.
De acordo com a secretária Municipal da Educação, Maria Helena Bairros, Uruguaiana já participa desse programa há alguns anos. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal da Educação, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) e a Secretaria Municipal da Saúde. Ainda conforme a Secretária, a adesão ao projeto se dá por parte da SMS, que confirmou a renovação da integração do município ao programa.
Dos municípios da fronteira oeste que englobam a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), além de Uruguaiana, já aderiram 100% ao PSE Barra do Quaraí; Maçambará; Manoel Viana; Rosário do Sul; Santa Margarida e São Gabriel. O município de Santana do Livramento - até o dia 3 de fevereiro quando foi realizado o levantamento – integrou apenas 14% e Alegrete e Itaqui ainda não tinham aderido ao programa.
Segundo o governo do Estado, o PSE é uma estratégia para integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica. A implementação se dá a partir da adesão aos objetivos e às diretrizes do programa, e contempla ações voltadas para crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.
Os municípios devem fazer a adesão ao PSE em ciclos bianuais e recebem incentivo financeiro para o desenvolvimento das ações de educação em saúde que consideram as perspectivas da prevenção, da promoção e da atenção. "As ações são planejadas e pactuadas de acordo com o diagnóstico local de saúde da comunidade escolar e potencialidades das equipes envolvidas, contemplando inclusive os projetos político-pedagógicos das escolas", ressalta a coordenadora estadual do programa, Ana Luiza Lovato.
Deixe seu comentário