URUGUAIANA JN PREVISÃO

Estadual

Uruguaiana renova adesão ao Programa Saúde na Escola

divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governo estadual lançou, nesta quarta-feira, 15/2, o painel para monitoramento das adesões dos municípios do Estado ao Programa Saúde na Escola (PSE). A ferramenta tem como objetivo gerar maior visibilidade para gestores e para a população sobre o tema.

De acordo com a secretária Municipal da Educação, Maria Helena Bairros, Uruguaiana já participa desse programa há alguns anos. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal da Educação, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) e a Secretaria Municipal da Saúde. Ainda conforme a Secretária, a adesão ao projeto se dá por parte da SMS, que confirmou a renovação da integração do município ao programa.

Dos municípios da fronteira oeste que englobam a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), além de Uruguaiana, já aderiram 100% ao PSE Barra do Quaraí; Maçambará; Manoel Viana; Rosário do Sul; Santa Margarida e São Gabriel. O município de Santana do Livramento - até o dia 3 de fevereiro quando foi realizado o levantamento – integrou apenas 14% e Alegrete e Itaqui ainda não tinham aderido ao programa.

Segundo o governo do Estado, o PSE é uma estratégia para integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica. A implementação se dá a partir da adesão aos objetivos e às diretrizes do programa, e contempla ações voltadas para crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.

Os municípios devem fazer a adesão ao PSE em ciclos bianuais e recebem incentivo financeiro para o desenvolvimento das ações de educação em saúde que consideram as perspectivas da prevenção, da promoção e da atenção. "As ações são planejadas e pactuadas de acordo com o diagnóstico local de saúde da comunidade escolar e potencialidades das equipes envolvidas, contemplando inclusive os projetos político-pedagógicos das escolas", ressalta a coordenadora estadual do programa, Ana Luiza Lovato.

British Council oferece bolsas de mestrado para mulheres no Reino Unido Anterior

British Council oferece bolsas de mestrado para mulheres no Reino Unido

Semed faz treinamento de robótica para professores Próximo

Semed faz treinamento de robótica para professores

Deixe seu comentário