Escola bilíngue
Uruguaiana sediará unidade da Maple Bear
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Maple Bear, a maior rede de escolas bilíngues do mundo, ingressará no mercado escolar de Uruguaiana em 2022. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com cinco escolas da rede canadense em operação.
De acordo com a marca canadense, após realizar estudos, foi identificada a predominância de escolas tradicionais, não havendo instituições bilíngues por imersão na região da fronteira oeste. Sendo assim está nos planos da Maple Bear a implantação de uma escola no município, que conta com a metodologia canadense de ensino.
A chegada do novo empreendimento irá gerar um investimento de R$2 milhões e cerca de 20 empregos diretos. Durante o mês de agosto, representantes da rede irão se reunir presencialmente com investidores interessados em abrir uma escola no local.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Uruguaiana conta com uma população com mais de 126 mil habitantes. Se destacando pela produção de arroz e a agropecuária, a cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, justamente por conta da distância da capital, Porto Alegre. Ainda segundo o instituto, a taxa de escolarização de crianças de seis a 14 anos é de 97,6%, registrando mais de 15 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2020. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, Uruguaiana conta com 47 escolas de Ensino Fundamental e 17 escolas de Ensino Médio.
Conforme o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela, o intuito é trazer a Uruguaiana a primeira escola bilíngue por imersão. No programa da escola, até os três anos, 100% da rotina é em inglês, com quatro anos é introduzido o português, mas ainda em proporção menor do que a interação em inglês. Já a partir dos seis anos em diante - o que corresponde ao Ensino Fundamental - o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português.
Quintela afirma que essa metodologia faz com que o aluno desenvolva uma fluência muito rapidamente. Além disso, a escola visa dar fogo ao desenvolvimento das habilidades de cada estudante.
A Maple Bear
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 550 escolas em mais de 30 países, Maple Bear atende a 45 mil alunos. Presente em todos os estados brasileiros somando mais de 170 escolas, a companhia é também parte do Grupo SEB - um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.
A metodologia canadense - reconhecida como a melhor entre os Países de língua inglesa pelo programa de avaliação PISA - existe há mais de 50 anos. Nela, são trabalhados três eixos principais: a linguagem; o raciocínio lógico e o desenvolvimento socioemocional.
Deixe seu comentário