URUGUAIANA JN PREVISÃO

Abrigo municipal

Prefeitura investe R$ 19 mil em compra de rações

O município de Uruguaiana conta com o abrigo municipal de animais Rosa Maria Castilho Pasqualotto, e atualmente os gastos com ração para os cães do abrigo é em torno de R$ 19 mil, sendo as compras realizadas a cada dois ou três meses, a depender do número de cães no local e das doações.  “Nós fazemos a compra de cerca de 200 a 300 sacos de ração a cada dois ou três meses, isso varia muito da quantidade de animais e também contabilizamos as doações que recebemos e vamos utilizando”, afirma o secretário municipal de meio ambiente, Maykol Goulart.  

Atualmente o abrigo conta com 176 cachorros. O espaço hoje comporta somente caninos, não é disponibilizado gatil. “A depender da época do ano temos mais animais, como no inverno, a procura é muito maior do que no verão, por exemplo”, destaca Maykol. Os animais que ficam no abrigo são cães abandonados ou resgatados de situações de maus tratos.  

No momento, novos investimentos estão sendo feitos no setor, uma vez que as demandas estão cada vez maiores. O município licitou um aparelho de ultrassom para que se tenha um melhor diagnóstico dos problemas de saúde dos animais. A previsão é de que em dentro de 30 dias o aparelho seja entregue, visto que o prazo de entrega é maior por ser um aparelho importado.  

Em relação ao ambulatório, o secretário ressalta que os trabalhos foram finalizados. “As instalações estão prontas, porém ainda não temos a homologação Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Acreditamos que até o final do ano possamos estar com tudo regularizado e pronto para os atendimentos”.  

O objetivo do ambulatório é trazer maior conforto durante os atendimentos e otimizar o tempo do médico veterinário, visto que se gasta muito tempo com o deslocamento a domicílio, “desta forma é possível trazer o animal diretamente no local para receber atendimento, exceto casos de quem não tem condições de levar, ai nós buscamos. E somente o veículo faz o deslocamento, não é mais necessário que veterinário vá também”, ressalta Maykol.  

O funcionamento do novo espaço também necessita de um novo processo para médico veterinário. Até que todo o processo seja concluído os atendimentos seguem acontecendo em domicílio, através do castramóvel, cujos atendimentos são gratuitos e realizados mediante confirmação de baixa renda, o processo para agendamento é realizado através do WhatsApp da Semas e diretamente na Secretaria, na Rua Domingos José de Almeida, anexo ao Mercado Público. 

Funcionamento dos serviços da prefeitura nos dias 7 e 8 de setembro Anterior

Funcionamento dos serviços da prefeitura nos dias 7 e 8 de setembro

Sindifisco constata falta de auditores e precariedade nos equipamentos Próximo

Sindifisco constata falta de auditores e precariedade nos equipamentos

Deixe seu comentário