URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ministério da Cultura

Edital nacional de Agentes de Cultura recebe mais de 4 mil inscrições

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O início das atividades está programado para agosto.

Após mais de um mês de mobilização, encerrou-se o processo de inscrição para o edital de Agentes Territoriais de Cultura, com um total de 4.962 inscritos. Os cinco editais, lançados em maio por Institutos Federais em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), visam selecionar 601 pessoas com conhecimento sobre as dinâmicas culturais locais para atuar como agentes culturais nos territórios. 

O Nordeste registrou 1.618 inscrições, concorrendo por 175 vagas; o Norte contou com 610 inscrições, para 64 vagas; o Centro-Oeste teve 399 inscrições, disputando 56 vagas; o Sudeste alcançou 1.523 inscrições, concorrendo por 203 vagas; e o Sul registrou 812 inscrições, para 103 vagas disponíveis. 

Essa distribuição visa atender às chamadas Regiões Imediatas, agrupamentos de municípios com um mesmo centro urbano como referência, compartilhando identidades culturais, econômicas e infraestrutura. 

A diretora de Articulação e Governança da Secretaria de Comitês de Cultura (SSC), Desiree Tozi, enfatiza a importância de selecionar agentes territoriais de cultura para implementar políticas públicas culturais em todos os territórios brasileiros. O objetivo é alcançar comunidades diversas, incluindo periferias urbanas, comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas. 

O cronograma prevê que a comissão de avaliação divulgará os resultados da análise de atuação cultural e da pontuação extra no dia 3 de julho. As etapas seguintes incluem recursos e entrevistas, culminando na homologação do resultado e na convocação para matrícula, com início das atividades programado para 19 de agosto. 

 


Artistas gaúchos se unem para ajudar as vítimas das enchentes Anterior

Artistas gaúchos se unem para ajudar as vítimas das enchentes

Inaugurada sala do recém-nascido na Santa Casa Próximo

Inaugurada sala do recém-nascido na Santa Casa

Deixe seu comentário