URUGUAIANA JN PREVISÃO

CIDADE Folia

Cova vai desfilar com 1.200 componentes

reprodução - redes sociais imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A escola deu show em 2023

Nos dias 29 de fevereiro, 1 e 2 de março, daqui nove dias, veremos muitas histórias sendo contadas no Carnaval Fora de Época de Uruguaiana na Avenida Presidente Vargas. Histórias essas que cultuam e retratam a cultura Brasileira, Africana e Indígena, trazendo a diversidade de crenças, expressões artísticas e diversidade étnica. Nas próximas edições, os nossos leitores vão acompanhar um pouco do que as escolas apresentarão na Avenida. Confira: 

Cova da Onça 

Fundada em 16 de janeiro de 1970, a Sociedade Recreativa e Cultura Escola de Samba Unidos da Cova da Onça é uma das agremiações mais tradicionais de Uruguaiana. A Cova traz as cores vermelho e branco e tem como seu símbolo a Onça Pintada, que carrega a força e o poder com a sua presença majestosa. Sua sede, denominada Alto do Bronze, está situada na esquina das ruas Bento Martins e Marechal Deodoro, no Bairro Bela Vista. 

O enredo de 2024 é “Uma Onça arretada no Nordeste”, que de uma forma lúdica, conta o passeio da onça pela região do agreste, conhecendo suas estórias, personagens marcantes, arte, tradições, religiosidade, seu canto e sua dança. Reverenciando a bravura, a valentia e a resiliência do povo nordestino, trazendo sua aventura única para Uruguaiana. 

O nome da escola teve origem no bairro de mesmo nome, onde uma família se mobilizou para criar um grupo de meninas e meninos – em formato de bateria mirim. A história de origem do nome deu-se devido a uma boate no tempo da Guerra dos Farrapos, localizada na Rua Tiradentes, esquina com General Vitorino, onde havia uma baixada, de calçada para dentro do terreno se assemelhando a uma cova – vista de cima para baixo. Na época cobrava-se uma “onça” para os frequentadores entrarem – “onça” era a moeda na época da guerra. 

A escola carrega 17 campeonatos, tendo 9 títulos principais com o último de campeã em 2020 com o enredo “Sob a magia do tempo: 50 tons de Cova”. 

COLOCAR EM UM BOX 

Ficha técnica 

Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Unidos da Cova Onça  

Fundação: 16/01/1970  

Bairro: Bela Vista 

Cores: Vermelho e Branco 

17 campeonatos 

Último título: 2020 

Presidente: Luís Fernando Nunes 

Endereço do Barracão: Travessa Nemesio Fabricio 350, Bairro Rui Ramos 

Redes sociais: @covadaonca 

E-mail: fernando1903nunes@hotmail.com 

Número de componentes: 1.200  

Carnavalesco: Jeferson Lima  

25 alas 

3 carros alegóricos 

3 tripes  

Coreógrafo da comissão de frente: Alex Balaka  

Nome da bateria: “Furiosa”  

Mestre de bateria: Lucas Neves Nato Soares  

Intérprete oficial: Emerson Dias 

Mestre sala e porta bandeira: Sidclei Santos e Marcella Alves Salgueiro 


Uruguaiana celebra a 28ª Semana da Paz com tradicionalismo e solidariedade Anterior

Uruguaiana celebra a 28ª Semana da Paz com tradicionalismo e solidariedade

Uruguaiana registrou 91 casos de Tuberculose em 2023 Próximo

Uruguaiana registrou 91 casos de Tuberculose em 2023

Deixe seu comentário