Doença
Uruguaiana registrou 91 casos de Tuberculose em 2023
Ilustração - freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em 2022 tiveram menos casos no município.
No ano passado, o governo federal lançou o comitê para reduzir casos de tuberculose até 2030. O Brasil tem a meta de reduzir a incidência de tuberculose para menos de dez casos por 100 mil habitantes e o número de mortes inferior a 230 por ano.
Em 2023 o município de Uruguaiana registrou 91 casos de tuberculose. Em comparação ao ano de 2022, o setor de epidemiologia registrou 82 casos da doença.
A tuberculose ainda é um desafio de saúde pública devido à sua alta transmissibilidade, dificuldades no diagnóstico e tratamento, e o surgimento de cepas resistentes aos medicamentos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 71% das pessoas que iniciam o tratamento no Brasil o concluem, quando o esperado seria uma taxa de no mínimo 85%. Isso decorre da longa duração para conclusão da terapia, que pode durar de seis meses a um ano, e dos seus efeitos colaterais, sem mencionar o estigma que o paciente enfrenta. É justamente nesse contexto que surgem as bactérias resistentes, tornando o tratamento ainda mais desafiador para o paciente, seus familiares, a comunidade no entorno e o sistema de saúde.
Deixe seu comentário