Dengue
Vacina será vendida na rede particular em Uruguaiana
Ilustração - freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vacina ser vendida e aplicada em uma das farmácias de Uruguaiana.
O Sistema Único de Saúde (SUS) deve iniciar a vacinação gratuita contra a dengue em fevereiro, mas, no Rio Grande do Sul não está na lista das regiões que vão receber o imunizante de forma prioritária. Quem quiser a proteção poderá se vacinar em clínicas privadas e farmácias, que ofertam o mesmo imunizante que será usado pelo SUS, a Qdenga.
O imunizante pode ser aplicado em pessoas de quatro a 60 anos, que já tiveram a doença previamente ou não. Gestantes, lactantes e imunossuprimidos (pacientes com o sistema imunológico comprometido) não podem receber a Qdeng. Em caso de sintomas gripais, a indicação é de que se espere uma semana antes de ter aplicada a dose.
A vacinação é feita por meio de uma picada subcutânea no braço e sua eficácia é de 80% durante um período de 12 meses, explica Juliana. O esquema vacinal completo é composto por duas doses, uma 90 dias após a outra. Depois da vacinação, Juliana diz que é comum haver dor no local e podem ocorrer sintomas como febre.
O Ministério da Saúde informa que cada estabelecimento privado pode decidir se vai exigir prescrição médica para fornecer a vacina ou não. Já a Secretaria Estadual da Saúde (SES) diz que, com base na Portaria 445/2017, a apresentação é obrigatória para a vacinação em farmácias com imunizantes fora do Calendário de Vacinação Oficial do Estado, como é o caso da vacina contra a dengue.
Em Uruguaiana, as farmácias da Rede São João vão iniciar a venda e aplicação da vacina nos próximos semana. A geladeira para o armazenamento das doses já chegou na cidade, segundo os funcionários. O serviço também estará disponível em Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Encantado, Esteio, Farroupilha, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ibirubá, Ijuí, Ivoti, Jaguarão, Jaguari, Lajeado, Marau, Montenegro, Não me Toque, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Panambi, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sarandi, Soledade, Taquara, Taquari, Três de Maio, Vacaria, Venâncio Aires, Viamão. O valor hoje é de R$ 325 por dose, ao adquirir as duas doses na mesma compra, o valor cai para R$ 299.
Prescrição médica: para o público-alvo contemplado pelo Calendário Nacional de Saúde (crianças e adolescentes de 10 a 14 anos), a partir de fevereiro não será preciso mais ter a prescrição médica
Deixe seu comentário