URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cultura

Carnaval Fora de Época de Uruguaiana será tema de documentário

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os produtores apresentaram o projeto ao prefeito Ronnie Mello nesta semana. Foto Ascom PMU

Já eleito o terceiro maior carnaval do país, o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana será tema de documentário produzido pelo diretor de cinema e uruguaianense Tyrell Spencer, da produtora Galo de Briga. O diretor esteve no município acompanhado de sua esposa e produtora de cinema, Clarissa Virmond e em visita ao prefeito Ronnie Mello, na quarta-feira, 25/1, relataram um pouco sobre o projeto.  

O documentário chama-se “O Maior Espetáculo dos Pampas”, e surgiu a partir de uma pesquisa dos produtores sobre o carnaval de Uruguaiana para um outro filme chamado “Terno”, que se passa na cidade e acontece às vésperas do Carnaval Fora de Época. “Com a pesquisa do “Terno” eu vi que podia fazer um filme sobre o carnaval de Uruguaiana, 3º maior do Brasil e o maior do interior do país fora das capitais”, destaca Tyrell. O título parafraseia o filme famoso “O Maior Espetáculo da Terra”.   

“A ideia do documentário sobre o carnaval surgiu para essa pesquisa do projeto de ficção, que a gente planeja rodar daqui mais ou menos um ano e meio, dois anos e ele também vai ser produzido na cidade. Vamos produzir aqui porque a história do “Terno” é uma história familiar minha, que perdi meu irmão e quero rodar aqui na cidade pois é minha memória afetiva”, complementa o produtor.  

“Em nossas passagens por São Paulo, apresentando o filme “Cidades Fantasmas”, vimos que muitas pessoas conheciam a Califórnia da Canção Nativa, mas poucas pessoas sabiam do Carnaval de Uruguaiana, que hoje é o maior espetáculo da pampa, fora de época e que muita gente de fora vem prestigiar”, afirma Tyrell. O projeto está sendo muito bem aceito na cidade, e os diretores apostam na ideia para ser um grandioso filme e estar nos maiores festivais do país, “a prefeitura se colocou à disposição para nos ajudar e a partir de agora começamos a visitar as escolas de samba, conhecer os presidentes, fazer pesquisas e ir captando depoimentos de figuras importantes para o evento”.  

Outro ponto importante destacado pelo diretor, é a importância de mostrar a dimensão do trabalho dos uruguaianenses “poderes mostrar a nossa cidade e mostrar a dimensão do que a gente pode fazer e onde os uruguaianenses podem chegar, servindo de inspiração para muitos jovens”, enfatiza.  

Os personagens  

As pesquisas em busca de encontrar os personagens para o documentário já começaram. Tyrell e Clarissa ficam na cidade até domingo, e algumas ações já estão sendo filmadas,  “o que estamos vendo agora é procurar personagens que nos contem as suas histórias, a ideia é poder acompanha essas pessoas na sua casa, no seu trabalho e durante o carnaval elas desfilando. Queremos achar pessoas que façam as fantasias e filmar a pessoa fazendo alguma coisa, nos explicando como chegou até o carnaval e a gente entender como o carnaval funciona economicamente para a cidade”, destacam.  

O objetivo é contar a história do carnaval desde o início e também destacar as peculiaridades do município, tanto nesta época do ano como no geral, “ainda tem a gurizada que se joga bexiga de água, o que é uma novidade para o resto do país, porque as pessoas pouco fazem isso ainda no restante do país”, revela Tyrell. Durante os encontros com os presidentes das escolas de samba grandes nomes vão surgindo e aos poucos o elenco vai completando.  

Quem tiver interesse em contar histórias sobre o carnaval de Uruguaiana pode entrar em contato com a produtora através do telefone (51) 9 9977-1482. 

Gravações  

Algumas imagens já estão sendo feitas por Tyrell, mas as gravações devem iniciar oficialmente no mês de fevereiro, através de uma equipe pré-estabelecida pela produtora com diretor de fotografia, técnico de som, produção e uma equipe completa para acompanhar de perto o trabalho.   

As filmagens serão feitas durante o período do carnaval convencional (fevereiro) até o final do Carnaval Fora de Época, aproximadamente um mês de gravação.  Segundo a produtora, a previsão de lançamento é para o final deste ano ou início de 2024, tudo depende de como se dará a pós-produção.  

Futuro 

A produtora Galo Briga de Filmes, representada pelo produtor Tyrell Spencer, já esteve presente em grandes festivais de cinema do país, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e com vários curtas premiados, o que garante uma grande abertura nos maiores e mais renomados festivais do Brasil.  Segundo Tyrell, “vai ser os maiores festivais do Brasil assistindo um filme sobre o carnaval de Uruguaiana, ou seja, o carnaval da nossa cidade estará nos maiores festivais de cinema, esse é o nosso objetivo com o filme”.  

Após a pesquisa o filme será inscrito no Sistema de Acesso às Leis de Incentivo à Cultura do Estado (Salic), para que a seja possível captar recursos por renúncia fiscal. Esse processo será feito após a preparação do projeto, “a medida que a gente for rodando o filme vamos buscando recursos junto das empresas e de quem quiser participar do filme”, reafirma Tyrell. 

Projeto Descubra oferece aulas de discotecagem e produção musical Anterior

Projeto Descubra oferece aulas de discotecagem e produção musical

Sistema de esgotamento sanitário avança na Rua Doutor Maia Próximo

Sistema de esgotamento sanitário avança na Rua Doutor Maia

Deixe seu comentário