Filas
Carteira de Identidade: atendimento continua sendo um problema em Uruguaiana
Foto - Camila Dalla Vecchia imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Um novo Posto de Identificação deve ser inaugurado em breve.
Em Uruguaiana, é possível encaminhar a 1ª ou 2ª via da Carteira de Identidade Nacional de forma online ou presencial. Na teoria é um serviço de fácil acesso, o site é intuitivo e até aquela pessoa que não manja de tecnologia consegue acessar o endereço para fazer o agendamento. De acordo com a Papiloscopista Chefe da 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP), Luana de Souza, são distribuídas 20 fichas por dia no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O interessado deve acessar o site a partir das 8h e fica marcada o encaminhamento da carteira para sete dias úteis após a solicitação. Na forma presencial são 50 fichas, sendo 15 para atendimento preferencial.
Esse processo ocorre de uma forma bem diferente na prática. É muito difícil conseguir um horário disponível pelo site, muitas pessoas tentam por dias, semanas e não dão “sorte”, sendo obrigadas a optar pela forma presencial e enfrentar a fila. É possível encontrar inúmeras reclamações nas redes sociais sobre esse processo, filas enormes, falta de estrutura e demora no atendimento são as mais recorrentes. A realização da carteira de identidade é na sede da Delegacia de Polícia Civil do município, em uma sala que não tem espaço para comportar as 50 fichas distribuídas por dia.
De acordo com Gisele dos Santos, uma das pessoas que estavam na fila nesta quarta-feira, 24/01, para conseguir uma ficha foi preciso madrugar, mesmo estando grávida e tendo atendimento preferencial. “Cheguei aqui 3h da manhã, mas tinha bastante gente que chegou mais cedo. Viemos para fazer a minha e dos meus três filhos. A partir das 8h eles distribuem as fichas e até às 14h fazem o documento.” Explicou. Gisele afirmou que é preciso ficar direto na fila, mesmo o espaço não tendo bancos, água ou banheiro disponível. “Meus dois filhos pequenos vieram fazer a identidade, eu pensei que poderia encaminhar tudo sem eles estarem presentes, mas não pode. Para não tirar as crianças da cama de madrugada, pedi para a minha sogra trazer eles de manhã para não passarem por esse trabalho.” Completou.
Com a alta demanda e a falta de estrutura, segundo Luana de Souza um novo Posto de Identificação está próximo de ser aberto. “Já estamos terminando os trâmites para um novo Posto, teremos mais estações de atendimento e mais espaço para os cidadãos.” Afirmou. A Papiloscopista Chefe afirma que a população sempre é atendida, mesmo quando as fichas já acabaram. “Muitas pessoas chegam do Imbaa, Plano Alto e Barragem e sempre são atendidas. Diariamente Uruguaiana faz de 80 a 85 carteiras. Agora, nesta época, estão fazendo quase 100.” Finalizou.
Deixe seu comentário