Cheia
Enchente: Defesa Civil se prepara para primeira cheia de 2024
ASCOM imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Uruguaiana foi uma das cidades mais afetadas pela enchente
Com o aumento das chuvas nas cidades da Fronteira Oeste, é uma preocupação a volta da enchente nesses municípios. A Defesa Civil já vem se preparando em Uruguaiana para a primeira cheia de 2024. De acordo com Jeckson Guarche, secretário executivo da Defesa Civil, o Centro Esportivo Zona Leste já está pronto para receber as famílias, caso seja necessário. A fiação, limpeza do local e os banheiros já foram devidamente organizados para a comunidade.
As primeiras famílias atingidas são do bairro Mascarenhas de Moraes, conhecida como Marduque, assim como o bairro Santo Antônio. De acordo com Jeckson Guarche, na cidade de São Borja, o Rio Uruguai já começou a baixar, no município de Itaqui, também tem previsão de baixa. Caso se cumpram as previsões, deve estabilizar a altura do rio em Uruguaiana, e começar a baixar de quarta para quinta-feira. O Secretário da Defesa Civil afirma que após isso, irão aguardar as leituras para identificar se é necessário fazer a remoção das famílias.
Enchente em 2023
Pelo menos 133 cidades gaúchas sofreram danos com inundações, falta de luz e danos em residências. Uruguaiana, Itaqui e São Borja, foram algumas das cidades mais afetadas da Fronteira Oeste e ficaram em emergência
No mês de novembro Uruguaiana ultrapassou a segunda maior enchente de sua história, 12,17 metros acima do nível normal, atingindo mais de 5,9 pessoas, que estavam desabrigas e desalojas desde o mês de outubro. A tristeza daqueles que precisaram deixar as suas casas em busco de abrigo comoveu a cidade, que se juntou numa enorme corrente em prol das famílias atingidas. O atendimento a essas pessoas ocorreu através de um sistema montado pela Prefeitura com apoio do Exército, Defesa Civil, entidades, empresas e comunidade em geral.
Deixe seu comentário