"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Saúde
Casos de covid-19 seguem estáveis no município
O município de Uruguaiana tem aproximadamente 32.559 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. Até o fechamento desta matéria eram 72 casos ativos, 20 novos casos e 31.993 casos recuperados. Em comparação a semana passada, no boletim do dia 4/1, quarta-feira, em que eram 70 casos ativos e 26 novos casos, os números vem se mantendo estáveis. Até a data de hoje estão hospitalizados dois casos confirmados e quatro aguardando resultado. E em acompanhamento domiciliar 87. O total de óbitos desde o início já somam 494.
A situação vacinal até 9/1 é a seguinte: com a primeira dose (D1) 110.352 o equivalente a 88,22%; com a segunda dose (D2) 98.648 o que representa 78,86%. Com o primeiro reforço 61.340 o equivalente a 49,03% e com o segundo reforço 22.846 o que representa 18,26%.
Segundo a Secretaria, Uruguaiana não enfrenta falta de vacinas, "a questão vacinal segue normalmente, as doses chegam semanalmente para nós conforme demanda solicitada ao estado", afirma.
Em relação a testagem, é possível realizar testes em todas as estratégias de saúde mediante protocolo. "Para pessoas que são sintomáticas dentro da classificação elas são testadas. Não tem testagem para contato familiar e bem para assintomático que teve contato com sintomático, então todos os testes são feitos dentro do protocolo da Secretaria Estadual de Saúde", afirma Suziele.
Vacinação
As vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: Estratégia Saúde da Família 01 (ESF) - Bairro Rui Ramos, ESF 04 - Bairro Tarrago, ESF 14 - Bairro Tabajara Brites, ESF Bairro Hípica I e II, ESF - Centro e ESF 23 - Bairro Santo Antonio. Nas demais unidades a vacinação pode ser agendada para evitar perda de vacinas. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 17h.
O público alvo a que se destinam as vacinas são: 1ª dose para pessoas a partir dos 12 anos ou mais; 2ª dose para pessoas a partir dos 12 anos ou mais, exceto adolescente que recebeu a primeira dose com Butantan; 3ª dose para pessoas a partir dos 12 anos, independente do laboratório anterior; 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais e a 5ª dose para imunocomprometidos e pessoas que receberam a dose única Janssen. Para crianças de 3 a 11 anos e segunda dose de Butantan, continuam disponíveis somente no posto central.
Para se vacinar é preciso apresentar o cartão do SUS, documento com foto, comprovante de vacinação das doses anteriores. Para menores de 12 anos é necessário a Caderneta de Vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Deixe seu comentário