Na fronteira
Centro de Atendimento ao Turista pode se tornar permanente
Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A intenção do Governo do Estado em instalar um serviço de apoio ao turista de forma permanente na fronteira que mais recebe visitantes durante o período de temporada de férias foi confirmada durante a presença do diretor de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Leonardo Dornelles, ocorrida ontem, 28/1, em Uruguaiana.
Dornelles esteve no município acompanhando o trabalho desenvolvido junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado junto à Aduana Internacional. No local, os turistas, na maioria, argentinos, recebem informações ao ingressarem ao país. No CAT, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (Semude) e Saúde (SMS) montaram uma estrutura de apoio para recepcionar quem chega ao país via Ponte Internacional. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Delgado, a Semude tem profissionais disponíveis para prestar informações, principalmente sobre o setor de turismo. No CAT uma série de informativos e revistas está à disposição de quem chega à Uruguaiana. "Além do material disponibilizado, contamos com profissionais qualificados para bem encaminhar o visitante", explica Delgado.
Oportunidade para estudantes
O estudante Bruno Freitas Lima, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Paulo Freire, foi um dos selecionados para atuar como estagiário durante a temporada. Segundo ele, está sendo uma experiência enriquecedora durante o seu período de férias. Para Bruno, estar em contato direto com o turista tem sido um enorme aprendizado, além de estar prestando um apoio importante para quem está a caminho das praias brasileiras. "Será de grande valia para a minha vida profissional essa experiência que estou tendo a oportunidade de viver", disse o estagiário.
Conforme o Leonardo Dornelles oito estagiários se revezam no atendimento ao turista, no período em que o CAT opera. O horário de funcionamento do local é das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Durante a manhã, a turismóloga Débora Snell esteve ministrando uma palestra de qualificação ao grupo de estagiários que desenvolve o trabalho de recepção ao turista. "Por isso, já estamos estudando a possibilidade de tornar o CAT um local permanente durante todo o ano, e não somente no período de alta temporada", garantiu Dornelles.
Deixe seu comentário