URUGUAIANA JN PREVISÃO

Estadual

Conferência de Cultura vai eleger delegados para evento em Brasília

Autor desconhecido - cartografiadospalcos imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O evento será no teatro da PUC.

Estão abertas as inscrições para a 6ª Conferência Estadual de Cultura, que acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, no Teatro do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e reúne dirigentes de cultura, gestores municipais e conselheiros estaduais de cultura, além da comunidade artística em geral. Uruguaiana será representada no evento pela supervisora de Cultura, Maisa Jacques. 

O objetivo da Conferência, que este ano terá como tema “Democracia e Direito à Cultura”, é estabelecer as diretrizes da Política Estadual de Cultura – conjunto de programas, projetos e ações que promovem o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul nas dimensões cidadã, econômica e estética. Para isso, o evento vai analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.  

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural da Sedac, Alexandre Vargas, “o tema desta sexta edição do encontro propõe o debate sobre uma arte mais acessível e democrática, e também tem a missão de potencializar a cultura como um processo social capaz de integrar os entes federados e a sociedade”. 

Durante o encontro, que acontece das 8h às 19h em ambos os dias, também serão eleitos delegados para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em Brasília/DF, de 04 a 08 de março. 

Etapas  

Para garantir o debate e a representatividade dos segmentos artísticos e culturais do Rio Grande do Sul na Conferência Estadual, durante os meses de novembro e dezembro de 2023 aconteceram os Encontros Setoriais de Cultura do RS. Foram 13 reuniões em diferentes municípios gaúchos, divididas por colegiados: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Diversidade Linguística; Memória e Patrimônio; Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Museus; Música; Teatro; e Política Estadual de Cultura Viva (política transversal). As reuniões definiram cinco prioridades setoriais – incluindo aquelas que constam dos respectivos Planos Setoriais de Cultura –, elencaram cinco prioridades na Política Estadual de Cultura Viva e elegeram delegados para os Encontros Setoriais na etapa nacional. Além disso, antecederam a Conferência Estadual as Conferências Municipais ou Intermunicipais, as Conferências Livres e as Conferências Temáticas/Setoriais. 

Novos conselheiros tutelares assumem dia 10 Anterior

Novos conselheiros tutelares assumem dia 10

Vítimas da enchente de Uruguaiana reclamam do valor da conta de água Próximo

Vítimas da enchente de Uruguaiana reclamam do valor da conta de água

Deixe seu comentário