Eleição
Novos conselheiros tutelares assumem dia 10
Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os novos membros atenderão crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados
No dia 1/10, aconteceu a eleição para o novo Conselheiro Tutelar em Uruguaiana, em que 14 candidatos concorreram a cinco vagas. O mandato é de quatro anos, começando no dia 10 de janeiro de 2024 e se estendendo até 2028, quando a Prefeitura realizará cerimônia de posse. O evento ocorre no salão nobre e terá a participação de autoridades e convidados.
Os cinco candidatos eleitos foram: Carla Delgado Rossini com 575 votos; José Cleverson Teixeira Puss com 454 votos; Gilmar Pereira Figueiredo com 401 votos; Maria Inês dos Santos da Rosa com 335 votos e Claudia Juliana de Borba Dias com 275 votos. Ficaram como suplentes: Sílvio Renato Peralta com 260 votos; Dener Alberto Medeiros Medina com 254 votos; Dener Alberto Medeiros Medina com 198 votos e Patrícia Minho Carvalho com 184 votos.
Foram 20 locais para a votação e qualquer pessoa que estivesse quite com a Justiça Eleitoral poderia votar. Foram utilizadas urnas eletrônicas no pleito e a apuração ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU).
De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.
Deixe seu comentário