Acessuas Trabalho
Cras I já realizou mais de 200 atendimentos em 2023
Gabriel Martines imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 51.O trabalho de Acessuas é desenvolvido por dois técnicos, uma pedagoga e uma assistente social.
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho já realizou, no período de janeiro a março de 2023, cerca de 258 atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social – Cras 1, localizado no bairro Cabo Luís Quevedo. O trabalho é desenvolvido com pessoas de 14 aos 59 anos, mas com uma grande demanda de procura pelos jovens, para auxílio em demandas voltadas ao mercado de trabalho. Os atendimentos acontecem diariamente, sendo o mês de janeiro o de maior procura, com 122 pessoas atendidas.
O programa tem como finalidade viabilizar o acesso de usuários dos serviços da Assistência Social aos cursos e projetos de formação, qualificação profissional e demais ações de inclusão produtiva, a partir da orientação, encaminhamento e planejamento de atividades visando a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social, no mundo do trabalho.
“Auxiliamos na documentação do cadastro único, isenção de taxas para fazer identidade e certidão de nascimento, mas o grande trabalho é na confecção de currículos. Tem dias que temos mais de 10 atendimentos para currículos. Nosso objetivo é ajudá-los a produzir um bom currículo e que fique apresentável para levar nas empresas” destaca Andréia Acosta, pedagoga técnica do Acessuas Trabalho Cras 1. “Como são pessoas em situação de vulnerabilidade social, fica muito mais difícil eles irem até um cyber para fazer um currículo, aqui nós fazemos isso para eles e disponibilizamos 10 cópias, o arquivo fica salvo no computador para que quando eles precisarem novamente a gente possa disponibilizar”.
Grande parte dos atendimentos são voltados para os jovens na faixa etária dos 14 aos 24 anos, que através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo são preparados para o trabalho, “muitos chegam aqui tímidos e através deste serviço orientamos além do currículo, ensinamos como devem se portar em uma entrevista de emprego e até como se vestir adequadamente. São vários auxílios que damos a estes jovens que chegam até aqui”, afirma Andréia.
O trabalho de Acessuas é desenvolvido por dois técnicos, uma pedagoga e uma assistente social, que fornecem todo o apoio aos usuários, sempre visando preparar cada um para as oportunidades do mercado de trabalho e seguir inserido nele, tudo isso é feito através de oficinas, palestras e cursos.
Atualmente está sendo ofertada a oficina de inglês, com 19 jovens inscritos. “O inglês parece longe, mas eles precisam ter a noção do que é, principalmente na área do digital que eles precisam saber ler muitas coisas no idioma e ter um entendimento”, ressalta a pedagoga. A atividade é realizada semanalmente com 1h30 de duração. Através de parceiros, também são oferecidos cursos em áreas como informática. No momento estão abertas as inscrições para o curso Aprendiz de Comex – auxiliar de despachante, com um total de três turmas.
Através do programa os usuários também participam de passeios pela cidade, com o objetivo de explorar lugares que muitos nunca tiveram a oportunidade de visitar. “De vez em quando saímos para passeios, a prefeitura e a secretaria de desenvolvimento social nos fornecem o ônibus e levamos eles para passear. Tudo isso é a questão da integração, pois as vezes aquele jovem só tem a visão daquele lugar e então por que não mostrar para eles outros horizontes” ressalta Andréia. O último passeio realizado pelo grupo foi até a Orla do Rio Uruguai, onde muitos nunca haviam tido a oportunidade de conhecer.
Para a pedagoga, o trabalho com os jovens é de extrema importância, uma vez que ajudam não somente na formação profissional, mas na construção de valores. “Sou apaixonada pelo Acessuas trabalho, é gratificante ver a evolução daquele jovem que as vezes chega aqui com uma perspectiva, com não querer estudar e daqui a pouco a gente vê ele estudando, passando de ano, arrumando um trabalho. É um trabalho maravilhoso, é muito bom ver eles se desenvolverem”.
Para participar do programa basta se dirigir ao Cras mais próximo com carteira de identidade e CPF.
Deixe seu comentário