URUGUAIANA JN PREVISÃO

Novidade

Criado canal de denúncias sobre alimentos sem inspeção

Dyessica Abadi/Palácio Piratini - O canal de denúncias pode ser acessado pelo link no site da prefeitura

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semude) lançou um canal exclusivo para denúncias anônimas sobre a produção e a venda de alimentos de origem animal sem inspeção sanitária no município. A iniciativa está a cargo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 

A medida busca reforçar a segurança alimentar, proteger a saúde da população e valorizar produtores que atuam de forma regularizada. Produtos como carnes, leite, ovos, mel e pescados, quando produzidos ou comercializados sem controle sanitário, podem causar contaminações, doenças e até surtos alimentares. 

O canal de denúncias pode ser acessado pelo link no site da prefeitura. Segundo o prefeito Carlos Delgado, a participação popular é essencial para o sucesso da ação. “Essa é uma ação que fortalece quem faz o certo. Precisamos valorizar os produtores e empreendedores que seguem todas as diretrizes, se regularizam e se dedicam para entregar o melhor da sua produção para nossa gente. O canal de denúncia é mais uma ferramenta importante no combate aos alimentos que não têm o devido cuidado e a participação da população nesse processo é fundamental para que possamos garantir mais segurança alimentar.” 

Além do canal de denúncias, está em andamento o programa RegularizaSIM, que ocorre entre agosto e outubro. A iniciativa busca regularizar agroindústrias que manipulam, processam ou fabricam alimentos de origem animal, garantindo que mais produtores estejam dentro da legalidade e com seus produtos aptos à venda. 

O coordenador do SIM, Salatiel Moreira, reforçou que a inspeção não é apenas uma formalidade, mas uma proteção real à saúde pública. “Quando um produto recebe o selo do SIM, significa que passou por rigorosos critérios sanitários, atendendo à legislação e oferecendo segurança para quem consome. Nosso objetivo é orientar e apoiar os produtores para que todos possam comercializar dentro da lei e com qualidade reconhecida. Sobre as denúncias, assim que recebemos, verificamos se o caso é de competência do SIM. Quando não for, encaminhamos imediatamente para os órgãos responsáveis, como a Vigilância Sanitária ou a Polícia Civil, para que as providências cabíveis sejam tomadas.” 

Do ponto de vista técnico, alimentos sem inspeção podem transmitir doenças graves como salmonela, brucelose e listeriose. O selo do SIM garante que o produto passou pela verificação necessária e está apto para chegar à mesa do consumidor com segurança. 

Mais informações sobre o canal de denúncias e o RegularizaSIM podem ser obtidas na Sala do SIM, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 1700, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, ou pelos contatos (55) 99667-0161 e sim@uruguaiana.rs.gov.br


Policlínica Infantil amplia atendimento em fonoaudiologia Anterior

Policlínica Infantil amplia atendimento em fonoaudiologia

Rio Grande do Sul tem a CNH mais cara do Brasil Próximo

Rio Grande do Sul tem a CNH mais cara do Brasil

Deixe seu comentário