URUGUAIANA JN PREVISÃO

Método Contraceptivo

DIU é oferecido gratuitamente na rede básica de saúde

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Para realizar o procedimento a mulher precisa ter atualizada a ecografia transvaginal, o preventivo e no dia são feitos testes rápidos.

Todas as mulheres em idade fértil podem ter acesso ao programa que oferta gratuitamente a colocação de Dispositivo Intrauterino (DIU). Em Uruguaiana, neste ano, foram realizados 14 procedimentos através do Setor de Saúde da Mulher.  

“A paciente consulta primeiramente na Estratégia da Saúde do seu bairro e é encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O médico faz a avaliação e diante de nenhum impedimento ele agenda o procedimento”, destaca a enfermeira responsável pelo Setor de Saúde da Mulher, Maria Izabel Bertei. Após a colocação do DIU é necessário fazer o controle de seis em seis meses através da ecografia transvaginal para verificar se está tudo correto.  

Para realizar o procedimento a mulher precisa ter atualizada a ecografia transvaginal, o preventivo e no dia são feitos testes rápidos. O DIU disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o de cobre, que não é hormonal e é inserido na cavidade do colo através de procedimento realizado pelo médico ginecologista. No município, o método é realizado as quintas-feiras, no turno da tarde, pela médicas Rita Evaldt.  

A enfermeira revela que é baixa a procura pelo método e ressalta que o método é eficaz e seguro. “Antes da pandemia nós tínhamos uma alta procura e até mutirões eram realizados, agora observamos que muitas mulheres têm insegurança com o DIU, não conhecem como funciona o método”. Em todas as Estratégias de Saúde da Família as mulheres recebem orientações sobre os métodos contraceptivos e sobre a laqueadura, que também é fornecida no SUS. 

Prefeitura publica nota de apoio aos municípios atingidos por ciclone. Anterior

Prefeitura publica nota de apoio aos municípios atingidos por ciclone.

Conta de água ficará mais cara a partir de outubro Próximo

Conta de água ficará mais cara a partir de outubro

Deixe seu comentário