URUGUAIANA JN PREVISÃO

Duas casas terapêuticas foram interditadas pela Vigilância

A Vigilância Sanitária realizou inúmeros trabalhos de fiscalização durante todo o ano de 2023. As ações de vigilância sanitária sobre os estabelecimentos visam controlar as condições de segurança sanitária e promover a adesão às normas vigentes, em especial às de biossegurança (uso de equipamentos de proteção, limpeza, esterilização de instrumentos). 

Nos estabelecimentos com comércio de alimentos foram 575 vistorias no total, organizadas da seguinte maneira:  ambulantes (34), armazéns (79), açougues (21), bar/lancherias (118), comércio de alimentos modalidade geral (50), comércio de bebidas  (12), comércio de alimentos preparados/viandas (20), depósito de alimentos (16), engenhos de arroz (1), fábrica/indústria de alimentos (9), hotel/motel/pensão (5), mini-mercados (6), mercearias (12), padaria/confeitaria (49), restaurante/pizzaria (74), supermercado/hipermercado (34), sorveteria/sorvete expresso (6), veículo transporte de alimentos  (1). 

As vistorias em estabelecimentos que não comercializam alimentos foram 175;  os atendimentos de reclamações 113; a liberação de processos foi de 255. As vistorias nos estabelecimentos de saúde totalizaram 63, em piscinas de uso coletivo 12, nas farmácias e drogarias foram 52. As vistorias em escolas de educação infantil totalizaram 15, junto ao Asilo, GTAE, Asilo e residências terapêuticas foram 28, os atendimentos de ofícios do Estado foram de 32. Já as vistorias em eventos circo/show/parques, foram três. 

Em operação conjunta com a Promotoria Pública, a Vigilância interditou duas casas terapêuticas, uma localizada no bairro Vila Júlia e outra na BR 472. Segundo a fiscal responsável pelo setor, Bianca dos Anjos, as casas eram clandestinas e a ação ocorreu no final do mês dezembro. As pessoas foram levadas para abrigos regularizados ou levados para o convívio de seus familiares. Ainda no mês de dezembro, em operação conjunta com Polícia Civil, foi realizada vistoria, com recolhimento de material, interdição e prisão em estabelecimento de venda de bebidas e fábrica de gelo.   

Em relação a alimentos apreendidos pela Vigilância Sanitária durante todo o ano de 2023, o total contabilizado foi de: Carne Bovina (50.092kg); Carne de frango (11.692kg); Carne de peixe/camarão (181.752kg); Alimentos em geral (47.070kg). O total foi de  290.606Kg. Também foram apreendidos 293 litros de bebidas. 

Em 2023 foram emitidos 40 autos de infração, sete termos de interdição, oito autos de apreensão e inutilização e 27 conclusões de Processos Administrativos. 

 

Sistemas do CadÚnico estão suspensos durante a última semana do ano Anterior

Sistemas do CadÚnico estão suspensos durante a última semana do ano

Tradicionalistas participam da Cavalgada do Bem Próximo

Tradicionalistas participam da Cavalgada do Bem

Deixe seu comentário