"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Aedes aegypti
Estado inicia implementação de nova tecnologia no monitoramento
Agentes de saúde das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e municipais receberam, na quarta-feira, 9/11, capacitação prática para manusear as ovitrampas, armadilhas de ovos do Aedes aegypti. A atividade aconteceu diretamente nas casas em Sapucaia do Sul, em locais selecionados pela equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
A estratégia está sendo implementada no Rio Grande do Sul, inicialmente em 23 municípios escolhidos por meio de critérios epidemiológicos e operacionais. A ideia é expandir o uso da estratégia para o restante do território gaúcho, mediante condições técnicas e treinamento das equipes.
A parte prática da capacitação incluiu instruções de técnicos do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O pesquisador da Fiocruz, José Bento Pereira Lima, explicou que alguns municípios do Brasil já utilizam as ovitrampas há mais tempo, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mostrando-se como uma das estratégias mais sensíveis e eficientes para a detecção da presença do mosquito causador da dengue. Pereira Lima explica que as ovitrampas são eficientes em captar a presença do Aedes aegypti mesmo em locais onde o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) não aponta infestação.
Deixe seu comentário