Saúde
Laboratório descentralizado opera desde 2022 em Uruguaiana
Ilustração - Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Implementação do programa busca diagnósticos precoce
No cenário da saúde de Uruguaiana, um avanço importante foi protagonizado pelo Laboratório Descentralizado, rompendo com a antiga limitação que restringia os exames ao Posto Central do município. O intuito do programa, foi de gerar um maior acesso da população para a realização dos procedimentos. O novo sistema funciona desde 2022 e possibilita que em qualquer uma das 18 Estratégia de Saúde da Família e três Unidades Básicas sejam realizadas coletas para exames mediante agendamento. Após o procedimento, as amostras são enviadas para os laboratórios associados e os resultados são lançados direto no Sistema de Informação Único de Saúde.
“Com o Laboratório Descentralizado o paciente não precisa se deslocar até a unidade central para realização de coleta e retirada do resultado. É possível buscar diretamente no posto do seu bairro. A iniciativa surgiu para facilitar o acesso da população, principalmente das localidades mais distantes. Prezamos por isso na gestão. A saúde deve estar onde o usuário mais necessita e isso auxilia na detecção precoce de doenças”, disse a secretária adjunta de Saúde, Suziele Pivetta.
Conforme Suziele, a descentralização dos serviços não é uma exclusividade do laboratório. “Além dos exames, também trabalhamos com as farmácias dos bairros, facilitando o acesso da comunidade as medicações”, disse. Atualmente, o município dispõe de farmácias públicas nas Esfs União das Vilas (ESF 7), Tabajara Brites (ESF 14) e Hípica I, II (ESF 15) e interior do Município.
O prefeito Ronnie Mello afirmou que as ações atendem aqueles que mais precisam. “Os projetos facilitam o acesso de pacientes acamados, pessoas idosas, pessoas com deficiência ou até mesmo aquele indivíduo que mora muito longe do Posto Central aos mserviços. A implementação do laboratório é um orgulho para todos nós”, completa o prefeito.
Deixe seu comentário