Rio Uruguai
Mais de 15 mil pessoas foram afetas pela enchente
O nível do Rio Uruguai segue subindo em Uruguaiana. De acordo com a última atualização divulgada, na tarde desta quarta-feira, 25/10, estava 12,04 metros acima do nível normal. O município contabiliza 15, 2 mil pessoas afetadas pela cheia, incluindo desabrigados, desalojados e pessoas prejudicadas pela interdição de vias urbanas pelas águas.
Os desabrigados já somam 222 pessoas, que estão em três abrigos da Prefeitura Municipal, o Centro Esportivo Zona Leste, o Centro Esportivo Nova Esperança e o Ginásio do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls, que foi cedido pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE). Já os desalojados – aqueles que estão nas casas de familiares ou amigos, ou que estão em acampados em barracas – somam 3,7 mil pessoas.
Nos abrigos, as famílias recebem o suporte necessário por parte da Prefeitura e Defesa Civil. A ajuda inclui materiais de higiene e refeições.
Interior
As localidades de Plano Alto e Imbaá sofreram com o corte no fornecimento de energia elétrica devido às chuvas de ontem. A ligação entre a BR 472 e a Vila de São Marcos teve o tráfego suspenso por ter sido alagada. Os bombeiros, a Marinha do Brasil e a Defesa Civil, estão mobilizados, com dois barcos, para dar apoio à travessia aos que estão ilhados.
O trabalho é coordenado pela Prefeitura Municipal e executado com dois barcos: um da Marinha do Brasil e outro do Corpo de Bombeiros. O serviço vai acontecer em todos os dias da semana. As travessias vão ocorrer nos seguintes horários: 7h30 às 8h30; 11h30 às 12h30; 14h30 às 15h30; e das 17h30 às 18h30.
A ordem e logística da travessia são organizadas pela Subprefeitura de São Marcos conforme os critérios adotados de necessidade e urgência para cada deslocamento. Os interessados devem procurar a entidade para realizar a travessia.
Ponte do Ibicuí
A ponte sobre o Rio Ibicuí, na rodovia BR-472, que liga Uruguaiana a Itaqui, segue totalmente interditada. Não há previsão de quando ela será liberada para o tráfego, uma vez que depende de as águas no rio recuarem a um nível seguro. Atualmente, as águas alcançaram o nível das longarinas da ponte.
Para quem precisa se deslocar entre os dois municípios tem duas rotas alterativas: a primeira é via BR-287 (São Borja x Santiago) e Manoel Viana (RS 377). E a segunda, é pela Ruta 14, na Argentina, desde Santo Tomé/São Borja até Paso de Los Libres/Uruguaiana
Deixe seu comentário