URUGUAIANA JN PREVISÃO

Turistas

Mais de 50 mil argentinos cruzaram a fronteira no fim de semana

PF Uruguaiana imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Argentinos chegam a esperar até oito horas para passar pela imigração argentina antes de entrar no Brasil

A Polícia Federal em Uruguaiana registrou o atendimento de 53.970 estrangeiros pela Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres, entre a sexta-feira, 13/1 e o domingo 15/1.

Na sexta-feira, 13/1, foram registrados 6.502 atendimentos de entrada no país, o que representa 49,28% e 6.692 atendimentos de saída, o equivalente a 50,72% e A sexta-feira teve o total de 13.194 atendimentos.

 No sábado, 14/1, o fluxo aumentou, sendo 12.433 atendimentos de entrada, o equivalente a 57,87% e 9.050 atendimentos de saída, sendo 42,13%. Somente no sábado foram feitos 21.483 atendimentos.

No domingo, 15/1 o fluxo se manteve menor na saída, sendo registrados 13.326 atendimentos de entrada, o equivalente a 68,61% e a movimentação de saída ficou em torno de 6.057, ou seja, 31,39%, o menor índice dos três dias. Ao total a Polícia Federal registrou 19.923 atendimentos.

O destino mais procurado pelos "hermanos" é o litoral brasileiro, principalmente as praias do Rio Grande do Sul como Torres e Tramandaí e as de Santa Catarina, com especial atenção para a região de Florianópolis.

De acordo com os dados da PF, os números registrados em 2023 já ultrapassaram aqueles que foram contabilizados nos dois primeiros dias de 2018, que tinha o maior índice dos últimos anos. Em 2018, os postos de Uruguaiana e São Borja computaram cerca de 15,4 mil argentinos entrando e saindo do RS.

As autoridades imigratórias da Argentina acreditam que o pico ainda está por vir. A expectativa é que até 25 mil pessoas por dia deixem o país rumo ao Brasil através da Ponte Internacional Agustín Justo/Getúlio Vargas, que faz a ligação entre a cidade de Paso de los Libres, na Argentina, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

O número representa 300% a mais do que os apresentados na temporada anterior e é 20% maior em relação ao registrado no período anterior à pandemia (18 mil viajantes). Este aumento, por sua vez, deve-se à campanha publicitária, feita em novembro de 2022 pela Embratur, com o tema "¡Ven a vivir el calor de Brasil!", que convida viajantes da Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Panamá para vivenciar experiências incríveis de praia, sol, natureza e aventura.

Em Santa Catarina

O litoral catarinense é mesmo um destino certo para a maioria dos argentinos que vêm passar as férias no Brasil nesta época do ano. Em Florianópolis, a Secretaria de Turismo está otimista. A estimativa é que cerca de 80 mil turistas do país vizinho passem pela cidade até o fim da temporada. O setor do turismo aposta que essa será a melhor temporada dos últimos dez anos.


Pessoas inativas podem solicitar o reingresso no programa Anterior

Pessoas inativas podem solicitar o reingresso no programa

Aberto edital para contratação de profissionais para a SMS Próximo

Aberto edital para contratação de profissionais para a SMS

Deixe seu comentário