TEA
Nomeado grupo de trabalho para ações referentes ao autismo
Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nomeação foi acompanhada pela divulgação de novas iniciativas.
Na quinta-feira, 15/6, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Secad), nomeou os integrantes que vão compor o novo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que vai atuar em pautas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O grupo foi instituído mediante o Decreto Municipal 496/2023, assinado pelo prefeito Ronnie Mello (PP) e já vigente. O mecanismo visa a averiguação e o acompanhamento ao trabalho realizado em todos os setores bem como a busca por melhorias para o atendimento das demandas dando respaldo às famílias e trabalhando junto aos órgãos públicos em busca maior qualidade de vida para os pacientes.
O GTI é composto pelas Secretarias Municipais de Administração (coordenação), Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer e Educação. Também integram o GTI: Gabinete do Prefeito, Câmara de Vereadores e representantes da Sociedade Civil. As reuniões vão acontecer a cada 15 dias e serão abertas para a participação da comunidade.
Além do grupo de trabalho, a Prefeitura anunciou novas ações. São elas:
Família e Censo Azul
A iniciativa da Secretaria de Saúde visa acolher famílias que tenham pessoas com espectro autista. O projeto busca ouvi-las e proporcionar a ampliação do conhecimento e do acesso a informações. A ação está sendo finalizada e os encontros vão acontecer na sede da Secretaria. As inscrições vão ser abertas nos próximos dias.
Também será desenvolvido pela Secretaria o projeto Censo Azul, com o cadastramento de todas as crianças. O processo será feito através de visitas domiciliares realizadas pelas equipes de saúde. Segundo a Secretaria, o processo vai auxiliar no diagnóstico precoce, no apoio às famílias e no atendimento domiciliar.
Carteira do Autista
O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social desde 2019. As carteiras garantem a identificação de pessoas com autismo, de acordo com lei municipal, possibilitando o cadastro junto aos sistemas locais. Com isso, elas têm prioridade no atendimento nos serviços público e privado. As carteiras são confeccionadas em todos os CRAS. Procure o CRAS mais próximo e se informe.
Música e Montaria
A Secretaria de Esporte e Lazer já desenvolve o Projeto Movimento, que oferta diversas atividades psicomotoras para as crianças. Agora, a Smel vai ampliar o atendimento às crianças com autismo. Os projetos de terapia através da música e montaria em cavalo vão ofertar um serviço ainda mais completo para o desenvolvimento dos jovens. O trabalho de montaria será desenvolvido na PEC Rui Ramos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Palestras
A Secretaria de Educação anunciou que vai realizar no dia 1/8, em parceria com Unimed e Sebrae, um ciclo de palestras. Na oportunidade, os médicos pediatras Renato Coelho e José Paulo Ferreira vão conversar com servidores, professores e funcionários da área da educação sobre formas de lidar com o tema e os novos desafios.
Seminário Mundo Azul
O evento vai ter as palestras de Adriana Torres, Valéria Aydos e Thiago Bernardes Diniz. Em breve a Prefeitura irá divulgar o link de inscrição e data do encontro.
Deixe seu comentário