URUGUAIANA JN PREVISÃO

Novembro Azul

Secretaria de Saúde vai reforçar cuidados com a saúde masculina

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana vai reforçar as ações de prevenção a saúde masculina no mês de novembro, batizado nacionalmente como Novembro Azul, que tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. 

O câncer de próstata, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Segundo a secretária adjunta da Pasta, Suziele Pivetta, os postos de saúde vão desenvolver atividades especiais, testes rápidos e campanhas de conscientização. “O homem geralmente busca os serviços de saúde de forma tardia, neste caso é esperado que algumas doenças como neoplasias, doenças cardíacas, respiratórias, diabetes, doenças do aparelho circulatório entre outras, sejam descobertas em estado avançado. Precisamos falar sobre o assunto e incentivar a consulta periódica’, disse ela.  

No dia 14/11, na Estação Férrea será realizada uma grande ação com a participação de profissionais da saúde. Além dos testes rápidos, encaminhamentos para exames, também será feita uma campanha de controle ao diabetes. A data, 14/11, marca o Dia Mundial de combate à doença.  

O Novembro Azul, neste ano traz como tema central “Saúde do Homem: Imunização é Fundamental”. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar do aumento da expectativa de vida, os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres no estado. De 2017 a 2021, foram registradas 134.601 mortes de homens com idade acima de 20 anos. 

Desse total, 22,66% ocorreram por doenças do aparelho circulatório e 18,36% por causas externas, como acidentes, homicídios, entre outros. Já o câncer de próstata registrou 14,8 mil casos de 2020 a 2023. 

Nova etapa Epicovid pesquisará impacto da pandemia em Uruguaiana Anterior

Nova etapa Epicovid pesquisará impacto da pandemia em Uruguaiana

Uruguaiana recebe workshop para eletricistas Próximo

Uruguaiana recebe workshop para eletricistas

Deixe seu comentário