Vulnerabilidade Social
Sedes realiza acolhimento da população em situação de rua
Bruna Bueno imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A Sedes realiza inúmeras abordagens e estratégias para atender a população em situação de rua.
Com a chegada do frio há uma grande preocupação em relação a população de rua, visto que muitos não tem moradia e por vezes ficam pelas ruas, em busca de um local menos frio. Desta forma, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Uruguaiana (Sedes) realiza inúmeras abordagens e estratégias para atender este público.
“Atualmente temos os serviços de Abordagem Social, acolhimento para adultos e famílias, Restaurante Popular, Loja Solidária e ações na comunidade com a campanha do agasalho”, afirma Caroline Maidana, psicóloga e coordenadora da Abordagem Social. Neste ano a secretaria tem como estimativa o recebimento de 800 cobertores. Todos estes setores visam promover dignidade, respeito, garantia de direitos e acesso à informações em diferentes realidades.
Em relação ao Restaurante Popular a maioria dos usuários já possui cadastrado, e pagam apenas R$1,00 quando não possuem renda ou R$4,00 quando recebem algum benefício ou renda fixa, sendo avaliado pela equipe técnica.
Durante os dias mais frios, são realizadas abordagens diárias e noturnas para averiguar pessoas que ainda se encontram em situação de rua, com o objetivo de mapear os pontos estratégicos de pernoites, ofertando os serviços disponíveis de acordo com cada especificidade, objetivando a compreensão sobre as baixas temperaturas e escolhas de proteção.
Para aqueles que aceitam ou desejam, são encaminhados para o serviço de acolhimento para adultos e famílias. O local para pernoite oferece alimentação, higienização e acomodações em camas individuais e está localizado na rua Eustáquio Ormazabal 2590, bairro Nova Esperança.
A Sedes também oferta alguns benefícios eventuais “como concessão de auxílio transporte, com passagens para capital Porto Alegre, também contamos com entregas de agasalhos, cobertores, kit de higiene, escuta qualificada e encaminhamentos necessários”, revela Caroline.
Deixe seu comentário