URUGUAIANA JN PREVISÃO

Verão

SMS alerta sobre os riscos da exposição ao sol

Com a chegada do verão, que iniciou nesta sexta-feira, 22/12, os raios solares ficam mais intensos e a alta temperatura deixa a pele mais vulnerável a problemas, como sensibilidade e ressecamento. Para aproveitar a estação mais quente do ano sem se preocupar, é importante tomar alguns cuidados antes de sair ao ar livre. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a comunidade aos riscos, e como se prevenir de forma correta para aproveitar a estação mais quente do ano com tranquilidade e evitar problemas futuros.
Nesta época são muito comuns as queimaduras solares, visto que as pessoas tendem estarem mais expostas ao sol, seja na piscina, na praia ou até mesmo em uma caminhada ao ar livre. “As queimaduras aumentam muito o risco de câncer de pele e precisamos ter muito cuidado com a radiação UVB, que é a radiação que queima mais a nossa pele e que tem o seu pico entre 9h e 15h”, destaca a médica dermatologista, Aline Marino Magnus da Fontoura, que é também membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia dermatológica e do Grupo Brasileiro de Melanoma
Um dos principais cuidados que a população precisa ter é em relação ao uso do protetor solar, “precisamos reforçar muito a proteção solar e isso envolve muito mais do que somente o uso do protetor, vai também do uso de artifícios como o chapéu, óculos de sol e até roupas que já tenham proteção na fibra do tecido, principalmente para crianças”, enfatiza Aline.
A aplicação do filtro solar deve ser feita a cada duas horas durante os momentos de exposição solar intensa, como na praia ou piscina. Mesmo os protetores mais resistentes a água é preciso fazer uma nova aplicação depois de ter muito contato da água com a pele, seja por suor ou mergulho. “O protetor deve ser aplicado em todas as áreas expostas, que não tenham cobertura pela roupa, incluindo orelhas, pescoço, dorso de mão, do pé, couro cabeludo para carecas e calvos e os lábios também é preciso proteger com protetor labial”, revela a médica.
O sol naquele período de pico da radiação UVB é o momento que mais queima a pele e se não bastasse tudo isso, a exposição solar de forma desprotegida aumenta o envelhecimento da pele, produz manchas, rugas, destrói o colágeno. Aline afirma que o melhor creme anti-idade que existe é o protetor solar, “pois a partir do momento que a gente usa de forma diária e continua previmos as rugas e o envelhecimento precoce da pele”.
As mesmas regras valem para as crianças, entretanto, o uso do protetor solar é liberado somente a partir dos seis meses. “Quanto mais alto o fator do filtro solar, maior a proteção da pele. Recomenda-se que o paciente passe sempre o protetor de fator mais alto, principalmente para quem tem manchas na pele, para quem já tem histórico de câncer de pele na família ou risco aumentado pra isso”, enfatiza a médica. A preferência deve ser sempre por protetores comprados prontos que estão disponíveis em farmácias e mercados, pois já passaram por testes da Anvisa e serão sempre mais seguros os manipulados.

Uruguaiana possui apenas cinco famílias inscritas no Família Acolhedora Anterior

Uruguaiana possui apenas cinco famílias inscritas no Família Acolhedora

Uruguaiana fará parte de pesquisa para detecção precoce do Alzheimer Próximo

Uruguaiana fará parte de pesquisa para detecção precoce do Alzheimer

Deixe seu comentário