Uruguaiana possui apenas cinco famílias inscritas no Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. O acolhimento deve ser a última medida para garantia dos direitos de crianças e/ou adolescentes, após se esgotarem as outras possibilidades de apoio à família de origem pela rede de serviços.
“O acolhimento familiar é uma modalidade onde a criança e o adolescente de 0 a 18 anos ao invés de ir para o acolhimento institucional que seria o Cacau, ele vai para a casa de uma família da comunidade”, revela a Assistente Social Tailis Dias. “Essas crianças e adolescentes são aqueles que por algum motivo precisaram ser retirados das suas famílias, seja provisoriamente ou permanentemente. Quando eles são retirados as famílias têm um período para se reorganizar pra poder recebê-los em casa novamente. Ao terminar esse período, que pode durar alguns meses, se a família ainda não está apta acontece a destituição e a criança vai para adoção”, destaca Tailis.
O acolhimento é para que a criança possa ser acolhida por alguma família nesse tempo, tanto de reorganização como no período de adoção. Pode ser família acolhedora qualquer pessoa da comunidade desde que tenha mais de 21 anos, sem restrição de estado civil ou sexo, residir no município há mais de um ano, nenhum integrante da família fazer uso de substâncias ilícitas, não ter antecedentes criminais, não estar habilitado no processo de adoção e nem ter interesse, obter parecer técnico favorável da equipe técnica do serviço. Em Uruguaiana atualmente são cinco famílias inscritas para realizar o acolhimento.
Deixe seu comentário