Assistência Social
Uruguaiana participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social
Com o tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”, teve início, na terça-feira, 3/10, a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento, que segue até essa quinta-feira, 5/10, acontece no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A conferência reúne representantes da sociedade civil organizada, dos governos municipais e estadual e de diversas entidades, além de membros da comunidade em geral, que atuam em espaços de deliberação, implementação e controle da Política de Assistência Social no Estado.
A secretária de Desenvolvimento Social de Uruguaiana, Soraya Salomão, participa do evento. Segundo ela, a Conferência garante avanços na sociedade. “A conferência é o momento de avaliar, de propor, de apontar caminhos e de cobrar, para que juntos possamos fortalecer a Política de Assistência Social em nosso Estado”, comente.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Maria Lopes, destacou o tema do evento deste ano e defende a necessidade de fortalecimento do Suas. “Nós queremos que essa conferência, de fato, discuta, avalie e proponha as mudanças necessárias para que possamos vencer as dificuldades, para que nossos serviços tenham maior qualidade e para que nossos trabalhadores tenham condições de executar seu trabalho”, frisou. “Aqui na conferência vamos realizar esse diálogo, para podermos levar todas as demandas da Política de Assistência Social até as instâncias governamentais”, disse a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Priscila Nunes. “É, sobretudo, um momento de muita troca, de muito aprendizado”, completou.
A Conferência Estadual de Assistência Social é um espaço de participação que busca avaliar o Suas e propor diretrizes para seu aprimoramento, por meio de deliberações coletivas, sendo uma importante instância de controle social e de fortalecimento da cidadania. Realizada ordinariamente a cada dois anos, é sempre precedida pelas Conferências Municipais de Assistência Social, que, em 2023, ocorreram entre 3 de abril e 15 de julho. Uma das finalidades dos encontros municipais é eleger os delegados que participam da conferência estadual.
Deixe seu comentário