Alerta
Uruguaiana possui um paciente internado por dengue
O município registrou na última semana o primeiro paciente internado em decorrência da dengue. A informação foi confirmada pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana nesta segunda-feira, 15/5. Se trata de um paciente do sexo masculino, com 38 anos de idade, que está internado desde quarta-feira, 10/5, na Unidade de Internação Clínica da instituição, e apresenta quadro de saúde estável.
Em Uruguaiana são 17 casos confirmados, de um total de 81 notificações, sendo 37 casos já descartados e 27 em investigação. A faixa etária com maior número de infectados varia entre 30 e 39 anos. E em crianças foi registrado somente um caso. A idade exata do paciente não foi divulgada, mas está entre um e quatro anos. O município não possui óbitos pela doença. Os últimos dois casos confirmados são de pacientes do sexo feminino, uma com 52 anos e a outra com 32 anos de idade.
Está previsto para iniciar no próximo dia 20/5 a realização do segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, a fim de monitorar em quais bairros existem maiores focos de dengue, a fim de orientar a população para os cuidados essenciais e evitar a proliferação do mosquito.
A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância de a população buscar atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas da doença, a fim de evitar seu agravamento e possível evolução para óbito. No Estado, o número de óbitos já chega a 28.
Além disso, medidas preventivas para impedir a proliferação e circulação do mosquito Aedes aegypti, como a limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências ou apartamentos e a eliminação de objetos com água parada, são essenciais para interromper o ciclo de vida do mosquito na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado como medida de proteção individual contra o Aedes aegypti.
Deixe seu comentário