"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Nacional
Uruguaiana se destaca com o Programa Criança Feliz
Arthur Rilo/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedesh), recebeu a visita técnica do consultor da Unesco e do Ministério da Cidadania, Ronaldo Jorge Rodrigues de Oliveira, que fiscaliza e orienta o funcionamento e os procedimentos do Programa Criança Feliz e Primeira Infância Melhor (PIM).
O programa
O Criança Feliz se tornou o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância e atua diretamente no desenvolvimento infantil, surgindo como uma ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus filhos meios para promover seu desenvolvimento integral. Foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
Em Uruguaiana 25 visitadores, divididos por bairros, realizam o trabalho e orientam as famílias, por meio de visitação domiciliar, semanal, por meio de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família.
A atenção dedicada às famílias participantes do PIM é realizada por meio das modalidades de Atenção Individual e Grupal, complementadas pela abordagem comunitária.
Modalidade de Atenção Individual
Destinada às famílias com crianças de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias de idade, bem como às gestantes vinculadas ao Programa. A Modalidade dirigida às crianças e gestantes é semanal. Ambas são realizadas na residência da família, com duração de, aproximadamente, uma hora.
Modalidade de Atenção Grupal
Dirigida às famílias com crianças de 3 a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A Modalidade grupal dirigida às crianças a partir de 4 anos é semanal, com duração de, aproximadamente, uma hora. Esta modalidade é também utilizada com crianças de 3 anos a 3 anos, 11 meses e 29 dias, uma vez ao mês, com objetivo de promover a integração da criança e sua família com as demais da comunidade, que já participam desta modalidade de atenção. Para as gestantes poderá ser também utilizada, eventualmente, para promover a integração e socialização entre as gestantes da comunidade, sendo sua organização de responsabilidade do PIM. Ambas são realizadas em espaços coletivos da comunidade.
Além de orientar os coordenadores e visitadores do programa, Ronaldo acompanhou uma visita domiciliar, avaliou a forma que a metodologia estava sendo aplicada e destacou o trabalho realizado pelos visitadores. "Uruguaiana é um destaque entre os diversos municípios no Brasil que já visitei, o trabalho que está sendo desenvolvido nos orgulha, vocês são um exemplo", ressaltou. O secretário de Desenvolvimento Social, Elton da Rocha, destacou a importância da visita. "Receber essa devolutiva do Ministério nos orgulha e nos dá mais força para seguirmos apoiando sempre este programa que tem tanto a nossa atenção. Anos atrás tínhamos pouquíssimos visitadores, hoje graças ao empenho desta gestão e destes profissionais somos destaque nesse programa", frisou.
Deixe seu comentário