URUGUAIANA JN PREVISÃO

Nacional

Uruguaiana se destaca com o Programa Criança Feliz

Arthur Rilo/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedesh), recebeu a visita técnica do consultor da Unesco e do Ministério da Cidadania, Ronaldo Jorge Rodrigues de Oliveira, que fiscaliza e orienta o funcionamento e os procedimentos do Programa Criança Feliz e Primeira Infância Melhor (PIM).

O programa

O Criança Feliz se tornou o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância e atua diretamente no desenvolvimento infantil, surgindo como uma ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus filhos meios para promover seu desenvolvimento integral. Foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Em Uruguaiana 25 visitadores, divididos por bairros, realizam o trabalho e orientam as famílias, por meio de visitação domiciliar, semanal, por meio de atividades lúdicas específicas, voltadas à promoção das habilidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família.

A atenção dedicada às famílias participantes do PIM é realizada por meio das modalidades de Atenção Individual e Grupal, complementadas pela abordagem comunitária.

Modalidade de Atenção Individual

Destinada às famílias com crianças de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias de idade, bem como às gestantes vinculadas ao Programa. A Modalidade dirigida às crianças e gestantes é semanal. Ambas são realizadas na residência da família, com duração de, aproximadamente, uma hora.

Modalidade de Atenção Grupal

Dirigida às famílias com crianças de 3 a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A Modalidade grupal dirigida às crianças a partir de 4 anos é semanal, com duração de, aproximadamente, uma hora. Esta modalidade é também utilizada com crianças de 3 anos a 3 anos, 11 meses e 29 dias, uma vez ao mês, com objetivo de promover a integração da criança e sua família com as demais da comunidade, que já participam desta modalidade de atenção. Para as gestantes poderá ser também utilizada, eventualmente, para promover a integração e socialização entre as gestantes da comunidade, sendo sua organização de responsabilidade do PIM. Ambas são realizadas em espaços coletivos da comunidade.

Além de orientar os coordenadores e visitadores do programa, Ronaldo acompanhou uma visita domiciliar, avaliou a forma que a metodologia estava sendo aplicada e destacou o trabalho realizado pelos visitadores. "Uruguaiana é um destaque entre os diversos municípios no Brasil que já visitei, o trabalho que está sendo desenvolvido nos orgulha, vocês são um exemplo", ressaltou. O secretário de Desenvolvimento Social, Elton da Rocha, destacou a importância da visita. "Receber essa devolutiva do Ministério nos orgulha e nos dá mais força para seguirmos apoiando sempre este programa que tem tanto a nossa atenção. Anos atrás tínhamos pouquíssimos visitadores, hoje graças ao empenho desta gestão e destes profissionais somos destaque nesse programa", frisou. 

Cova da Onça recebe homenagem na Câmara Anterior

Cova da Onça recebe homenagem na Câmara

Temporal deixa 12 mil pessoas sem energia elétrica Próximo

Temporal deixa 12 mil pessoas sem energia elétrica

Deixe seu comentário