"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Em queda
Uruguaiana tem queda nos casos ativos de covid-19
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O município já iniciou a vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais.
O município de Uruguaiana possui atualmente cinco casos ativos de covid-19. O município já registrou 32 667 casos confirmados desde o início da pandemia. Em comparação ao mês de janeiro, que eram 72 casos ativos, observa-se um cenário muito diferente, com uma queda no número de casos. No momento não existem pacientes hospitalizados.
No boletim de segunda-feira, 27/2, observa-se 32.166 casos recuperados. Duas pessoas aguardam resultados e sete exames estão em andamento. O município soma hoje 496 óbitos em decorrência de covid-19.
Em relação a testagem, é possível realizar testes em todas as estratégias de saúde mediante protocolo. “Para pessoas que são sintomáticas dentro da classificação elas são testadas. Não tem testagem para contato familiar e bem para assintomático que teve contato com sintomático, então todos os testes são feitos dentro do protocolo da Secretaria Estadual de Saúde”, afirma Suziele Pivetta, secretária adjunta de saúde.
Vacinação
O município já iniciou a vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos.
As vacinas estão disponíveis nos seguintes postos de saúde do município: ESF 1 Rui Ramos, ESF 2 Marduque, ESF 3 Cidade Nova, ESF 4 Tabajara Brites, ESF 5 Tarrago, ESF 6 São João, ESF 7 União das Vilas, ESF 14 Tabajara Brites, ESF 15 Hípica I e II, ESF 16 Cidade Alegria, ESF 17 Nova Esperança, ESF 18 Profilurb, ESF 19 João Paulo II, ESF 20 Caic, ESF 21 Centro, ESF 22 Cabo Luiz Quevedo e ESF 23 Santo Antônio. No interior também é possível ser vacinado nos postos de saúde da Barragem Sanchuri, São Marcos, João Arregui e Plano Alto.
As demais vacinas para Covid-19 seguem com aplicação normal no município. Vacina covid adulto 12 anos ou mais está disponível nas Estratégias de Saúde (ESF) 1 Rui Ramos, ESF 5 Tarrago, ESF 7 União das Vilas, ESF 14 Tabajara Brites, ESF 15 Hípica I e II, ESF 21 Centro e ESF 23 Santo Antônio. A covid baby (6 meses a 4 anos) está disponível na sala de vacina central e nas ESF 7 União das Vilas, ESF 15 Hípica I e II e ESF 22 Cabo Luis Quevedo. A vacina covid criança (5 a 11 anos) está em falta no município.
O público alvo a que se destinam as vacinas são: 1ª dose para pessoas a partir dos 12 anos ou mais; 2ª dose para pessoas a partir dos 12 anos ou mais, exceto adolescente que recebeu a primeira dose com Butantan; 3ª dose para pessoas a partir dos 12 anos, independente do laboratório anterior; 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais e a 5ª dose para imunocomprometidos e pessoas que receberam a dose única Janssen.
Para se vacinar é preciso apresentar o cartão do SUS, documento com foto, comprovante de vacinação das doses anteriores. Para menores de 12 anos é necessário a Caderneta de Vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Deixe seu comentário