URUGUAIANA JN PREVISÃO

Fiscalização

Veículos escolares precisam atualizar documentação a partir de segunda-feira

Ilustração - Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Para obter autorização, é necessário registrar o veículo.

Na última terça-feira, 16/01, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (Semut), estabeleceu a resolução nº 001, que determina os procedimentos para autorização e fiscalização do Serviço de Transporte Escolar Particular. A decisão se dá através da Lei Municipal nº 5.500, artigo 18, em que a Semut tem como dever planejar, operar, regularizar, monitorar e fiscalizar o Sistema de Mobilidade Urbana. 

Para obter autorização para a atividade, é necessário registrar o veículo, realizar inspeções semestrais para garantir a funcionalidade dos equipamentos de segurança, aplicar uma faixa amarela com a inscrição "escola" nas laterais e na traseira da carroçaria, além de possuir um equipamento de registro de velocidade e tempo. Lanternas específicas também são exigidas na parte dianteira e traseira, assim como cintos de segurança em quantidade equivalente à lotação. Outros requisitos obrigatórios podem ser estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

A determinação convoca as empresas que já atuam e novos interessados a comparecerem na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, situada na Rodoviária Municipal, entre os dias 22 de janeiro e 15 de fevereiro, portando toda a documentação exigida: cópia de alvará de funcionamento atualizado e comprovante de recolhimento de impostos municipais, além da documentação pessoal e/ou da empresa. 


Procon autua Caixa Federal por descumprimento de lei Anterior

Procon autua Caixa Federal por descumprimento de lei

Após quase dois anos, tarifa do transporte público sofre reajuste Próximo

Após quase dois anos, tarifa do transporte público sofre reajuste

Deixe seu comentário