URUGUAIANA JN PREVISÃO

Banco

Procon autua Caixa Federal por descumprimento de lei

Autor desconhecido - ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Na manhã de sexta-feira, o movimento era enorme da CEF

A demora no atendimento em algumas agências bancárias continua sendo alvo de reclamação em Uruguaiana. Mas você sabia que existe uma lei que protege o consumidor e determina atendimento em tempo máximo de espera de 20 minutos? A determinação faz parte da consolidação de leis bancárias aprovada em 2021, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), que dispõe sobre o atendimento nas instituições bancárias e financeiras de Uruguaiana.  

Aprovado pela Câmara de Vereadores em setembro daquele ano, o PL passou a obrigar as agências bancárias a agilizarem o atendimento ao cidadão. A lei fixou em 20 minutos o prazo para atendimento, contados a partir do momento em que o usuário recebe a senha no acesso na agência. Antes, a lei contava o tempo a partir do momento em que o usuário se dirigia ao setor de caixas para ser atendido. Outra modificação adotada a partir do projeto foi fornecimento de senha quando os usuários ingressam nas instituições financeiras. Devem ter numeração crescente, em que conste data e horário da emissão contando com espaço para preenchimento do horário de início efetivo de atendimento.  

FICALIZAÇÃO E AUTUAÇÃO  

Na manhã desta sexta-feira, 19/01, o setor de fiscalização do Procon de Uruguaiana, após o recebimento de denúncia, esteve na agência da Caixa Econômica Federal realizando vistoria. Na oportunidade, o diretor do Procon, André Recart, conversou com clientes sobre a situação e ouviu reclamações sobre o atendimento. Segundo os relatos, havia pessoas aguardando há mais de quarenta minutos. “Conversamos com pessoas idosas, de meia idade e inclusive gestantes. Algumas reclamaram da demora e inclusiva apresentaram a ficha que comprovava o tempo de espera. Fizemos o registro para a atuação da agência”, disse ele.  

Conforme o diretor, o gerente da caixa, informou que agência enfrenta dificuldades em relação ao setor de recursos humanos. “O senhor Daniel nos relatou que a agência está com déficit de pessoal e que vem gerando alguns transtornos. Ele disse que as medidas para solucionar o problema já estão sendo tomadas. De qualquer forma, a Caixa será autuada para devidas providências”, disse.  

O Procon de Uruguaiana funciona na Rua Duque de Caxias, 1600, entre Tiradentes e Bento Martins.  


Enchente: Defesa Civil se prepara para primeira cheia de 2024 Anterior

Enchente: Defesa Civil se prepara para primeira cheia de 2024

Veículos escolares precisam atualizar documentação a partir de segunda-feira Próximo

Veículos escolares precisam atualizar documentação a partir de segunda-feira

Deixe seu comentário