URUGUAIANA JN PREVISÃO

Redução

Homicídios caíram no RS em maio

PCRS - Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - - Uruguaiana não registrou homicídio no mês de maio.

Os indicadores de criminalidade de maio indicam que o Rio Grande do Sul manteve a redução nos homicídios e feminicídios, mas teve aumento nos casos de roubos com morte, os latrocínios. Os crimes patrimoniais, como furtos, roubos e roubos de veículos, apresentaram redução, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na tarde de terça-feira, 4/6, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado. 

No caso dos assassinatos, a queda no quinto mês do ano foi de 29,1% no Estado – de 110 vítimas para 78. Em Uruguaiana, não foi registrado homicídio no mês de maio. O último caso foi no início do mês de abril, na rua Salgado Filho, onde um homem foi morto de forma cruel, com golpes de pedra. O acusado foi preso em flagrante.  

Outro crime que manteve a queda são os assassinatos de mulheres em contexto de gênero, os feminicídios. Neste caso, a diminuição é de 60% no comparativo com o mesmo período de 2023. Em maio deste ano, foram dois casos de feminicídio no Estado, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram cinco. Na Capital, no entanto, houve elevação deste crime. Enquanto em maio do ano passado não foi registrada nenhuma morte de mulher nesse contexto, desta vez houve um caso. 

Latrocínios 

Em contrapartida, latrocínios (roubos com morte) aumentaram no RS. Em maio, foram registrados quatro casos de latrocínio no Estado, enquanto no mesmo período do ano passado tinha sido um. Os casos foram registrados nos municípios de Farroupilha, na Serra, Montenegro, no Vale do Caí, em Torres, no Litoral Norte, em Porto Alegre. 

Um dos casos registrados é de uma idosa de 72 anos, morta a marteladas em Montenegro. Maria de Lourdes Leal foi encontrada sem vida na tarde de 29 de maio, caída na cozinha de casa, no bairro Cinco de Maio. O crime foi descoberto depois que uma vizinha estranhou a ausência da idosa. Um martelo, com manchas de sangue, foi encontrado no local pela Brigada Militar. Um suspeito de 20 anos foi preso no mesmo dia. 

Crimes contra o patrimônio 

Os roubos de veículos em maio tiveram queda de 55% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, passando de 314 em maio de 2023 para 139 em maio deste ano. No acumulado desde janeiro, a redução é de 37%. Os roubos a pedestre, no mês de maio, reduziram 74% em todo o Estado, passando de 2.659 casos em 2023 para 687 em 2024. Desde janeiro, esse tipo de crime caiu 45% no RS. 

Nos estabelecimentos comerciais as reduções acompanham o observado em outros indicadores patrimoniais. No mês de maio, este tipo de crime teve queda de 31,4%, passando de 471 ocorrências para 323. Desde janeiro a queda é de 16%. 

Abigeatos 

No campo, os registros de abigeato passaram de 380 em 2023 para 161 em maio deste ano, uma retração de 57%. No acumulado o crime também mantém queda, com quase 30% menos registros desde janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. 


Brigada convoca candidatos aprovados em concurso para capitão Anterior

Brigada convoca candidatos aprovados em concurso para capitão

Homem guardava drogas em mini cofre Próximo

Homem guardava drogas em mini cofre

Deixe seu comentário