Rede municipal
Ampliação do cercamento eletrônico e botão antipânico nas escolas
Thiago Valença/Ascom PMU/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Medidas foram anunciadas pelo prefeito Ronnie Mello durante fórum que debateu a violência nas escolas e as estratégias de prevenção.
Uruguaiana intensificará o processo de cercamento eletrônico do município, priorizando as áreas escolares. A informação foi confirmada pelo prefeito Ronnie Mello (PP) nesta quinta-feira, 13/4, durante sua fala no fórum “Segurança nas escolas: um assunto de todos”, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação (Semed) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), e que reuniu diversas instituições do poder público e da área educativa na busca por atualizações e aprimoramento sobre o tema.
Ronnie garantiu que já a partir da próxima segunda-feira, 17/4, será intensificado o cercamento eletrônico da cidade. A iniciativa consiste na instalação de câmeras no município, principalmente em áreas escolares. Ainda falando em medidas imediatas, o prefeito anunciou a instalação de sistemas de botão antipânico nas escolas municipais, uma forma célere e discreta de acionar as forças de segurança em caso de necessidade.
“O tema nos exige diálogo e equilíbrio, porém ao mesmo tempo rapidez na busca por soluções. O que se inicia hoje é uma construção coletiva para que sejamos assertivos nas ações. É o início de uma série de iniciativas que visam maior proteção a alunos e professores”, disse o prefeito.
Fórum
O encontro ocorreu no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo e contou com um público de mais de 800 profissionais que trabalham com educação.
O evento teve apresentações feitas pelo inspetor-chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alex Cavalcante; pelo delegado da Polícia Federal em Fabrício Padilha; e pelo secretário municipal de Segurança e Trânsito, Roberto Cabrera. Em suas falas, foram expostas formas de prevenção a atos violentos por meio da análise de comportamentos, a importância de não disseminar notícias falsas nas redes sociais e ações adotadas mediante situações de tensão em eventuais casos nas escolas. Também foram feitas sugestões de como otimizar a comunicação entre os educandários e as forças de segurança.
Cartilha
Ao final, foi iniciada a distribuição da cartilha “Segurança nas escolas: precisamos falar sobre isso”, com orientações para todos os segmentos envolvidos. No guia, constam algumas práticas importantes e formas de como proceder em casos de urgência.
O material aborda como manter um controle de acesso seguro; cuidados com a manutenção das instalações da escola; e atenção a movimentações fora do comum dentro ou no entorno da instituição. Além disso, cita o monitoramento eletrônico e o acionamento do botão antipânico – sistemas que começam a ser instalados a partir da semana que vem.
Além do guia, nos próximos dias vai ser finalizado o Plano de Contingenciamento. A elaboração também é baseada na reunião desta quinta-feira. O protocolo visa a atribuição de cada entidade no enfrentamento de eventuais casos extremos.
Deixe seu comentário