Violência escolar
Brigada Militar mantém patrulhamento preventivo nas escolas
Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Monitoramento está sendo realizado nas escolas, juntamente com orientações para pais, alunos e educadores.
Nos últimos dias, a Brigada Militar reforçou o patrulhamento junto a todos os estabelecimentos de ensino nos três municípios da área de ação do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), sediado em Uruguaiana e que além do município, atende ainda Quaraí e Barra do Quaraí.
De acordo com o Batalhão, a BM vem “mantendo o diálogo com diretores e professores de escolas e creches no sentido de orientar e prevenir possíveis ações que atentem contra a segurança nesses locais”. A medida ocorre em razão das recentes ameaças de ataques em educandários que se proliferaram nas redes sociais e aplicativos de mensagens depois da chacina ocorrida em uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Na ocasião, um homem que não tinha relação com a comunidade escolar pulou o muro da escola infantil e, com uma machadinha, matou quatro crianças e feriu outras cinco.
O 1º BPAF afirmou ainda que a comunidade escolar “está recebendo um adicional de policiamento por parte da Brigada Militar e a corporação, por meio do trabalho de inteligência, está monitorando manifestações em redes sociais e outras situações de risco”.
De acordo com o 1º BPAF, os próximos dias sertão de patrulhamento reforçado, inclusive com um maior número de policiais nas ruas. Isso porque o efetivo administrativo do batalhão foi destacado para atuar nessa atividade.
Fórum de segurança
Na quinta-feira, 13/4, o Batalhão participou do fórum “Segurança nas escolas: um assunto de todos”, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação (Semed) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, e que reuniu diversas instituições do poder público e da área educativa na busca por atualizações e aprimoramento sobre o tema.
A instituição esteve representada pelo major Paulo Afonso Martins, subcomandante do 1º BPAF. Já nesta sexta-feira, 14/4, a capitão Amanda Cavalcanti representou o 1º BPAF em uma reunião na 10ª Coordenadoria Regional de Educação, onde foram debatidos protocolos de segurança nas escolas da rede estadual de ensino na área de abrangência da 10ª CRE.
Deixe seu comentário