Confirmado
Antigo Cacau sediará o 6º BP Choque

Nesta sexta-feira, 16/4, foi definido um novo local para sediar o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BP Choque), anunciado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em dezembro passado e que será sediado em Uruguaiana.
Na semana passada, o local a sediar o batalhão já havia sido confirmado pela Brigada Militar, mas a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu), dona do prédio escolhido, voltou atrás no negócio, dando início a uma corrida em busca de um novo local. Uruguaiana chegou a correr o risco de perder o 6º BP Choque para uma cidade vizinha. Alegrete e Santana do Livramento se disponibilizaram.
O comandante do Batalhão de Choque da BM no RS, coronel Cláudio dos Santos Feoli, acompanhando pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP), esteve em Uruguaiana nesta sexta-feira, para visitar outros possíveis locais. Em uma articulação do deputado, com apoio do prefeito Ronnie Mello (PP), foi definido que o Batalhão será instalado junto a Praça dos Esportes e da Cultura, no antigo Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (Cacau), no bairro Rui Ramos.
O prédio, que acerca de 30 anos pertencia ao Estado, foi cedido ao município e agora retorna ao Estado do Rio Grande do Sul enquanto foi sede do 6º BP Choque.
O impasse
Na primeira visita da BM a Uruguaiana em busca de uma sede, o local escolhido foi um prédio na Rua Domingos José de Almeida, onde antigamente funcionava o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Hoje a área pertence a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). A Aciu fez uma proposta que previa um aluguel de aproximadamente R$ 26 mil mensais, que foi aceito na semana passada pelo comandante Geral da Brigada Militar, Vanius Cesar Santarosa. No entanto, a Aciu voltou atrás e informou que não mais tinha interesse no negócio e que o prédio, inclusive, fora alugado para uma empresa privada.
Início das atividades
A definição do local não foi a única novidade anunciada pelo comando da BM. No próximo dia 27, inicia o treinamento dos futuros policiais militares do 6º BP Choque e a unidade entra em funcionamento no dia 1º de agosto.
6º BP Choque
O Batalhão foi anunciado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em dezembro passado e vai qualificar a estratégia de pronta-resposta, com cobertura do policiamento de choque em toda a faixa da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. Irá auxiliar na intensificação de operações policiais especializadas para o combate às organizações criminosas que operam de forma transnacional, em atividades ilegais como tráfico de drogas e contrabando de armamento e mercadorias. Também irá representar um reforço importante para a repressão de crimes rurais típicos da região, como o abigeato e o furto de maquinários e insumos agrícolas.
A posição do 6º Batalhão de Choque também fortalece a capilaridade da atuação das tropas de pronto-emprego, com alto nível de treinamento para execução de tarefas de restauração da ordem pública, controle de distúrbios e, principalmente, ocorrências de grande proporção. Com a nova unidade, as operações das seis tropas especializadas poderão cobrir todas as áreas do Estado com maior agilidade e mais eficácia - a estimativa é conseguir realizar deslocamentos para qualquer ponto no RS em até uma hora e meia, aproximadamente.
O trabalho também ganha em qualidade a partir da criação do Comando de Policiamento de Choque, que vai unificar e padronizar o emprego, o treinamento e as ações das seis unidades, o que resulta no fortalecimento de todo o sistema operacional de pronta resposta e repressão qualificada ao crime organizado, além de melhoria nas atividades de apoio às tropas de policiamento ostensivo e forças táticas - a criação do CP Choque não afetará o auxílio prestado aos Comandos Regionais aos quais atualmente estão vinculados.
Deixe seu comentário