Descarga elétrica
Criança de 8 anos leva choque ao brincar em vagão desativado
Uma criança de oito anos recebeu uma descarga elétrica na noite de sexta-feira, 10/2, na Antiga Estação Férrea, no bairro São João, enquanto brincava próximo em um vagão desativado, localizado frente ao prédio da Farmácia Popular.
A criança foi socorrida por populares e levada ao pronto socorro municipal. Ele permaneceu internado no Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) até a manhã de sábado, 11/2, quando foi transferido de avião para o Hospital Universitário de Santa Maria, em estado grave. A instituição é referência em tratamento intensivo (UTI) pediátrico.
A Brigada Militar esteve no local e isolou a área com o objetivo de evitar novas vítimas. A Defesa Civil do Município e as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana e Rural e de Saúde também estiveram no local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a fonte da descarga elétrica foi um fio desencapado que estava sobre a estrutura metálica que sustenta o telhado, onde um fio de arame galvanizado – que amarra a calha – estava fazendo o contato com o vagão, energizando-o. As equipes do Corpo de Bombeiros mediram a intensidade da tensão elétrica e o voltímetro acusou 206 volts. O fio energizado foi removido e isolado.
A Brigada Militar efetuou o contato com os pais da criança no hospital. O pai do menino relatou que o filho brincava em torno do vagão e, ao perdê-lo de vista, se aproximou do local e encontrou o filho desmaiado. Ao tentar socorrer a criança, ele também recebeu uma descarga elétrica, mas conseguiu carregar o menino até o carro que fez o trajeto até o Pronto Socorro.
Segundo a titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) em Uruguaiana, delegada Amanda Andrade, foi instaurado procedimento para averiguar a situação dos fatos. Em virtude do estado de saúde do menino, ainda não foi possível efetuar a oitiva dos pais. “Foi solicitada a perícia do local e estamos aguardando os laudos. Também vamos ouvir os responsáveis pela administração do local. A área é da prefeitura, mas tem um parque de diversões próximo também. Ainda não temos como afirmar quem era o responsável”, afirma a Delegada.
Em comunicado, a Prefeitura Municipal disse que “irá apurar todos os fatos de forma rigorosa, através de um processo administrativo de sindicância que será instaurado na segunda-feira, 13/2. A intenção será investigar as causas e responsabilidades do ocorrido”.
O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) informou, nesta segunda-feira, que novos trabalhos da perícia devem ser realizados no vagão. Uma equipe do Posto de Criminalística do IGP do município realizou a primeira perícia no local no sábado, 11/2, em que foram feitos levantamentos fotográficos e recolhida parte do fio que supostamente energizou o vagão.
O vagão, desativado, fica em uma área pública junto à antiga Estação Ferroviária do município, no bairro São João, e seu exterior podia ser tocado livremente pela população. A vítima, de oito anos, está internada em estado grave.
Deixe seu comentário