Estado recebe novas viaturas do Ministério da Justiça
Na última quinta-feira, a Polícia Civil e a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul receberam, em cerimônia realizada em Brasília, novas viaturas no âmbito do Programa Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O secretário-executivo do Escritório do RS na Capital Federal, Henrique Pires, representou o Governo do Estado, na cerimônia conduzida pelo ministro Flávio Dino.
O Rio Grande do Sul recebeu três veículos sedan para a Brigada Militar, sendo dois caracterizados e um descaracterizado, e três veículos descaracterizados para a Polícia Civil. Também foram entregues três caminhonetes 4x4, com compartimento de detidos, para a Brigada Militar e outros três para a Polícia Civil. Ao todo, foram entregues 500 veículos para 15 estados e mais 200 para municípios.
O PAS é um conjunto de medidas para combate ao tráfico de drogas, a violência nas escolas, o crime ambiental e a violência contra a mulher. Já o Pronasci 2 visa articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos.
Na cerimônia, além da entrega de viaturas, foi anunciada a liberação de R$ 78,7 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para investimentos nos estados. Também foi feito o repasse financeiro para projetos de cultura em municípios com altos índices de violência - R$ 30 milhões para 40 projetos previamente selecionados. O ministro Flávio Dino também assinou atos para instituir a Lista de Procurados do Sistema Único da Segurança Pública e Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a distribuição de 400 câmeras corporais, doadas pelo Governo dos Estados Unidos.
Além do ministro Flávio Dino e do representante do Governo gaúcho, Henrique Pires, também marcaram presença no evento a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a primeira dama Janja Lula da Silva, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.
Deixe seu comentário