Presos do Instituto Penal ganham dispensa natalina
A partir deste sábado, 19 presos do regime semiaberto do Instituto Penal de Uruguaiana estarão em saída provisória por conta da dispensa natalina. Segundo o diretor do IPU, Alcino Martins Pinto, eles retornarão ao sistema no dia 30, ou seja, na próxima sexta-feira. O Instituto possui 78 presos atualmente, sendo que alguns deles permanecem a noite no local e durante o dia trabalharam. O IPU tem capacidade para receber 156 apenados.
Dirigido pela Susepe, o local instalado em área nobre da cidade passou por reforma no mês de novembro. O setor administrativo recebeu melhorias significativas. Em 2019, o local sofreu sérios prejuízos em razão de um temporal que atingiu Uruguaiana. Na oportunidade, uma grande reforma foi realizada.
Cuidado redobrado durante as festas
As autoridades policiais reforçam que no período de festas os cuidados devem ser redobrados tanto em relação a segurança residencial quanto em perímetro urbano e isso não está ligado especificamente a liberação natalina, mas aos números demonstrados nos relatórios anuais de ocorrências. Nesta época do ano, com intenso fluxo de consumidores nas ruas, o crime de furto se torna o mais comum na região do comércio, em especial o de celulares. Com dinheiro a mais no bolso, muita gente vai às compras e os cuidados com segurança precisam ser redobrados.
Conforme o secretário de segurança de Segurança do Município, o policial militar Valter Barcelos, os crimes mais comuns nesta época do ano são o furto e o roubo, em especial de celulares. O cuidado com bolsas, mochilas e o celular devem ser constantes. “O crime de furto é um dos crimes que mais acontece no mês de dezembro. E o furto é um crime de oportunidade. Por isso é importante carregar o celular de preferência nos bolsos da frente. Ao usar mochilas, não carregar objetos de valor e deixa-la sempre na parte da frente do corpo. Sempre evitar colocar a carteira em locais de fácil acesso, como bolsos traseiros ou sacolas", explicou. Outra atenção especial, segundo Nascimento, é o saque de dinheiro em caixas eletrônicos e bancos. "O ideal é utilizar cartões, ao invés de dinheiro em espécie. Se houver necessidade de sacar o dinheiro em caixas eletrônicos ou bancos, é importante observar se há pessoas seguindo ou observando".
Deixe seu comentário