URUGUAIANA JN PREVISÃO

Frio aumenta número de incêndios em residência

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

De 1º de agosto até ontem, 10/8, Uruguaiana registrou quatro incêndios em residência, graves e com perda total das casas atingidas. O aumento nas ocorrências deste tipo de sinistro está relacionado ao tempo frio, quando as pessoas fazem uso de um maior número de equipamentos eletrônicos, especialmente aquecedores.

De acordo com o comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, tenente Ivaldo Jorge Trindade Martins, alguns cuidados podem ser tomados pelos moradores a fim de evitar ou reduzir o risco de sinistros deste tipo. Entre as ações destacadas pelo Bombeiro está a revisão da rede elétrica das casas, especialmente em construções antigas, e o uso controlado dos aquecedores. "O ideal é não passar a noite toda com o ligado, por exemplo. Se possível utilizar aquecedores que chegam em determina temperatura e se desligam automaticamente, ou desligar manualmente o aparelho após aquecer o ambiente", explica ele.

Tenente Jorge alerta para o uso de diversos aparelhos em uma única tomada. "Esse procedimento, que é bastante comum nas residências, aumenta os riscos de um curto-circuito", explica. Ele indica ainda que o usuário evite carregar o telefone celular sobre superfícies de tecido ou inflamáveis. "O telefone celular é como uma vela. Se colocar para carregar sobre o tapete, o sofá ou a cama, é alto o risco de acidente. E deixa-lo carregando debaixo do travesseiro é extremamente perigoso", ressalta. Outros equipamentos como chapinhas de cabelo também têm o mesmo efeito e exige o mesmo tipo de cuidado.

O Comandante lembra da importância de não deixar eletrodomésticos como máquina de lavar roupas ligada se não houver ninguém em casa. "É importante que haja alguém monitorando o funcionamento destes equipamentos para que, havendo algum problema, possa ser resolvido imediatamente, evitando uma explosão. As jarras elétricas também têm um número alto de acidentes. Sempre que não está em uso, o ideal e desligar da tomada", enfatiza.

"Outra dica importante, especialmente para mora em apartamento, é lembrar do extintor. Os prédios devem possuir extintores em todos os andares, em local que possam ser facilmente retirados em situações de emergência", finaliza

Pescador está desaparecido desde terça-feira Anterior

Pescador está desaparecido desde terça-feira

IPM indicia ex-comandante interino do 1º BPAF apenas por crime militar Próximo

IPM indicia ex-comandante interino do 1º BPAF apenas por crime militar

Deixe seu comentário