URUGUAIANA JN PREVISÃO

INDICADORES CRIMINAIS

Homicídios aumentaram 166% em 2023 em Uruguaiana

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Somente no mês de julho foram três crimes. No mesmo período do ano passado não houve assassinatos no município.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou nesta quinta-feira, 10/8, os indicadores criminais monitorados mensalmente pelo órgão a fim de embasar as ações de segurança no Estado. Desta vez, uma coletiva de imprensa com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) foi realizada na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. Ele esteve acompanhado pelo secretário de Segurança Pública Sandro Caron, do comandante da Brigada Militar, coronel Claudio Feoli e do chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Sodré

Os dados apresentados mostram o menor número de homicídios no Estado para qualquer mês computado desde o início da série histórica, em 2010. Foram 95 assassinatos. Estes crimes representam uma queda de 25,2% na comparação com julho do ano passado. Para a Secretaria, este é o resultado do “reforço das ações de monitoramento e combate à criminalidade por parte das forças de segurança”. O número de feminicídios também teve queda no Estado neste período.

Mas, se o cenário é de queda no Estado, na análise do município de Uruguaiana, houve aumento significativo nos assassinatos quando comparado com o mesmo período do ano passado. Enquanto em julho de 2022 não houve nenhum homicídio no município, julho deste ano registrou três crimes. E na análise do acumulado do ano, o cenário também é de aumento. Entre janeiro e julho de 2022 foram registrados seis homicídios em Uruguaiana. já entre janeiro e julho deste ano foram 16 assassinatos, um aumento de 166%.

Feminicídios

Os casos de feminicídio no Estado vêm diminuindo desde abril. Em julho, houve nove casos contra dez no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 10%.

Para a Secretaria, isso reflete os esforços para combater a violência contra a mulher, como a implantação do projeto Monitoramento do Agressor – atualmente 20 agressores estão sob vigilância de tornozeleira eletrônica. A medida está em vigor na região metropolitana e será expandida para o restante do Estado. Por aqui, a previsão é de que a implantação ocorre em março de 2024.

Em Uruguaiana, os feminicídios estão estáveis. Tal como ocorreu no mês de julho de 2022, não houve crimes desta natureza no mês passado. No acumulado do ano, houve um registro – o mesmo que o ano passado entre os meses de janeiro e julho.

Já no que tange às tentativas de feminicídio o cenário é de queda. Enquanto 2022 registrou sete tentativas de assassinato entre janeiro e julho, neste ano foram apenas dois – uma redução de 71%.

Pai acusado de estuprar o filho volta para a cadeia Anterior

Pai acusado de estuprar o filho volta para a cadeia

Choque apreende R$ 35 mil em drogas na Marduque Próximo

Choque apreende R$ 35 mil em drogas na Marduque

Deixe seu comentário