janeiro
Homicídios caíram, mas feminicídios preocupam

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou os indicadores criminais referentes ao mês de janeiro de 2021. O monitoramento é realizado mensalmente e serve para identificar tipos e locais de concentração de delitos e nortear as ações de repressão.
Homicídios
O primeiro mês do ano registrou queda de 11,4% nos crimes de homicídio na comparação com o mesmo mês do ano passado, seguindo a tendência que vem sendo observada no Estado ao longo dos últimos dois anos. Neste ano 140 pessoas foram assassinadas no estado enquanto em 2020 foram 158.
De acordo com a Secretaria é o menor total para o mês desde 2007, quando houve 138 homicídios.
Feminicídios
No que diz respeito aos assassinatos ocorridos por motivo de gênero não houve redução. Os dados de janeiro mostram que, apesar de todos os esforços realizados ao longo dos últimos doze meses ainda há obstáculos a superar.
Foram registrados dez feminicídios consumados, exatamente o mesmo que em 2020. Já o número de tentativas de homicídio subiu 34,78%, passando de 23 em janeiro de 2020 para 31 em janeiro de 2021.
Nos outros indicadores de violência contra mulheres monitorados pela SSP, o Estado teve reduções. O total de ameaças teve a maior retração, de 18,9%, com cerca de 700 ocorrências a menos, reduzindo de 3 788 para 3 072. As lesões corporais caíram de 2 226 casos para 1 875, redução de 15,8%. Os crimes de estupros, que não vinham registrando queda no último ano, reduziram 15,5%, passando de 193 para 163.
O trabalho de combate a violência doméstica vem recebendo atenção especial dos órgãos de segurança pública. Entre as ações desenvolvidas em Cachoeira do Sul, por exemplo, esteve a implantação da Sala das Margaridas, um espaço de acolhimento voltado para o atendimento especializado às vítimas já no momento do registro da ocorrência. O serviço está instalado junto a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Mas resta muito a fazer ainda. Nesse aspecto, as autoridades de Segurança reforçam também a importância de toda a sociedade denunciar casos de abusos e agressão. Em emergências, o canal é o 190 da Brigada Militar. Para auxiliar na investigação, a Polícia Civil disponibiliza o WhatsApp (51) 9 8444 0606. Também o possível ligar para o Disque-Denúncia 181 ou realizar a comunicação no Denúncia Digital 181, no site da SSP (ssp.rs.gov.br/denuncia-digital). Em todos os casos, o anonimato é garantido.
Latrocínios
Apesar de ser considerado crime contra o patrimônio, o latrocínio rouba primeiramente a vida da vítima, para que o ladrão possa subtrair dela seus bens. Esse grave crime também registou queda neste primeiro mês do ano e caiu de cinco em janeiro de 2020 para quatro, uma queda de 20% e que representa o menor total desde 2008, quando houve três casos. O dado também significa uma queda pela metade em relação ao total do último ano antes da atual gestão, quando foram registrados oito latrocínios. Comparados com o pico da série histórica, em 2017, quando o Estado teve 25 ocorrências de roubo com morte em janeiro, os quatro casos neste ano equivalem a uma redução de 84%.
Deixe seu comentário