Delegado Sodré
Novo chefe da Polícia Civil toma posse
divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O novo chefe de Polícia disse que sua indicação representa a superação de paradigmas.
Tomou posse na noite de terça-feira, 14/2, o novo chefe da Polícia Civil no Estado, delegado Fernando Antônio Oliveira Sodré. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio da Polícia, em Porto Alegre, e foi marcou também pela posse do delegado Heraldo Chaves Guerreiro como subchefe da corporação.
Pela primeira vez na história, a Polícia Civil será comandada por um delegado autodeclarado negro. De acordo com Sodré, sua indicação representa a superação de paradigmas. “Tal escolha traz consigo o enfrentamento efetivo do racismo estrutural, sendo que o Rio Grande do Sul, a cada dia, nos ensina mais sobre a importância e a força da diversidade. Temos a certeza de que não galgamos essa função pela questão racial, mas o importante, e o que todos precisam perceber, é que não deixamos de ser escolhidos por essa questão”, afirma.
Sodré anunciou que a sua atuação terá como foco a proteção dos grupos vulneráveis e o combate ao crime organizado, aos crimes violentos, como homicídios e feminicídios, aos crimes patrimoniais e ao tráfico de drogas, além de uma integração cada vez maior com as demais forças de segurança do Estado, com investimento em inteligência.
O novo chefe da Polícia Civil é natural de São Paulo, tem 58 anos e está na PC há 24 anos. Já alcançou a 4ª classe, mais alto nível da carreira e desde 2019 atuava como titular da 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que já havia ocupado entre 2011 e 2015. Entre 2016 e 2019, dirigiu o Departamento de Polícia do Interior (DPI), o maior departamento da instituição, responsável por coordenar 29 Regiões Policiais, abrangendo 470 municípios.
Oliveira é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Concluiu mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ e em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Também é professor universitário desde 2005 e de cursos preparatórios para concursos desde 2001, atualmente leciona na Universidade Regional Integrada (URI), no campus Cerro Largo, e na Escola da Magistratura Federal do RS (Esmafe).
Deixe seu comentário