URUGUAIANA JN PREVISÃO

Indicadores criminais

Furto de veículos aumentou 400% em Uruguaiana

ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Uruguaiana registrou 10 furtos de veículo em janeiro deste ano.

Os indicadores criminais elaborados mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) mostraram que Uruguaiana vivenciou um aumento de 400% no número de furto de veículos. Em janeiro de 2022 foram registrados dois crimes desse tipo, ao passo que, em 2023 foram dez.

Outro indicador que demonstrou alta no comparativo entre os dois meses foi o relacionado aos estelionatos, que aumentaram 50%. No primeiro mês do ano passado, foram contabilizados 36 golpes dessa natureza. Já neste ano foram registrados 54.

No comparativo entre o primeiro mês de 2023 e o de 2022, outro indicador apresentou crescente: os furtos, que aumentaram 12%. No ano passado foram 108 ocorrências registradas de subtração de bens móveis contra 121 neste ano.

Por outro lado, o município teve uma redução de 88% nos crimes de abigeato. Em janeiro de 2023 foi registrado apenas um furto envolvendo animais do campo, enquanto no primeiro mês de 2022 foram nove. A queda também pôde ser percebida nos registros de latrocínio. No ano passado Uruguaiana teve um roubo seguido de morte e neste ano não houve registro de crimes dessa ordem.

Os únicos crimes que apresentaram estabilidade nas métricas foram os roubos e roubos de veículos. Os números de janeiro deste ano são exatamente os mesmos registrados em janeiro do ano passado, sendo 28 roubos e nenhum roubo de veículo em ambas as datas.

Estado

Com um caso em janeiro de 2023, os índices de latrocínio chegaram ao menor patamar da série histórica no Rio Grande do Sul, segundo a SSP. Frente aos quatro casos registrados no mesmo período do ano anterior, a queda é de 75%. Conforme a Secretaria, o latrocínio é um crime cuja ocorrência depende de uma série de fatores circunstanciais – possível reação da vítima, ação surpreendida por testemunhas, consciência do assaltante alterada por uso de entorpecentes, entre outros. O único caso registrado no Estado foi na capital, portanto, em 2022, Porto Alegre não havia registrado esse tipo de crime.

Em janeiro, o roubo de veículos teve 30 casos a menos em comparação entre períodos iguais. Enquanto em janeiro de 2022 foram registrados 390 roubos de veículos, em 2023 foram 360 casos, uma redução de 7,7%. Na capital, a tendência de queda nos roubos de veículos acompanhou o resultado no Estado. Em janeiro deste ano foram roubados 125 veículos em Porto Alegre, uma queda de 22,4% em comparação aos 161 automóveis roubados em 2022.

Os abigeatos também encerraram janeiro com queda abrupta no Estado. Os 221 casos registrados em 2023 representam o menor número da série histórica. O total é 37,7% menor que os 355 registrados em janeiro de 2022.

Três prisões por violência doméstica em 12h Anterior

Três prisões por violência doméstica em 12h

Novo chefe da Polícia Civil toma posse Próximo

Novo chefe da Polícia Civil toma posse

Deixe seu comentário