URUGUAIANA JN PREVISÃO

segurança nas escolas

Prefeitura entrega sistema de monitoramento nas escolas

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sistema foi inaugurado nesta sexta-feira. Câmeras já estão funcionando.

Na manhã desta sexta-feira, 30/6, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a entrega do sistema de monitoramento por câmeras nas escolas municipais. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Moacyr Ramos Martins, bairro União das Vilas. O município havia anunciado o videomonitoramento em abril, após um homem invadir uma creche em Santa Catarina e matar quatro crianças.

De acordo com a Prefeitura, são 132 câmeras instaladas nas 32 escolas da rede municipal e na sede da Semed. Todas já estão em operação. Além das câmeras, todos os educandários da rede municipal agora têm botão antipânico, uma forma célere e discreta de acionar as forças de segurança em caso de necessidade. O mecanismo deve acionar, em eventual caso de necessidade, a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) da Guarda Municipal e a empresa de segurança que coordena o monitoramento.

“O investimento da Prefeitura é resultado de um importante diálogo entre as instituições. É uma ação que dá maior tranquilidade para os responsáveis, quando deixam a criança na escola, e aos educadores para desenvolverem o trabalho”, disse o prefeito Ronnie Mello.

Além de Ronnie, estiveram presentes na entrega do novo sistema o presidente da Câmara, vereador Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP); o líder do governo na Câmara, vereador Carlos Delgado (PP); os vereadores José Clemente (PDT) e Zulma Ancinello (Republicanos) e os secretários de Educação titular e adjunto, Maria Helena Machado e Fernando ‘Balaka’ Bermúdez, respectivamente, além da comunidade da escola Moacyr Ramos Martins.

Fórum

A iniciativa de instalar câmeras e botões antipânico nas escolas foi proposta durante o fórum “Segurança nas escolas: um assunto de todos”. O evento, que ocorreu no Teatro Municipal, reuniu representações da educação, segurança e Poder Público e foi promovido pela Prefeitura em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que reúne representantes de todos os órgãos de segurança atuantes no município.

A medida visa otimizar a comunicação entre as instituições educativas e as forças de segurança – para eventuais situações que podem ocorrer em escolas – e intensificar o controle nos educandários, os tornando espaços mais seguros.

Defesa pessoal

Outra iniciativa debatida no fórum e que será colocado em prática em breve é um treinamento de defesa pessoal aos guardas escolares municiais. A primeira etapa da capacitação acontece hoje, 1/7, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), das 9h às 11h.

Atualmente, há 37 guardas escolares no quadro municipal. Em um primeiro momento, os servidores vão aprender técnicas de Jiu-Jitsu e Krav Magá.

Município registrou três homicídios em dois dias Anterior

Município registrou três homicídios em dois dias

Polícia Civil deflagra operação contra suspeitos de furtar 55 mil sacos de arroz Próximo

Polícia Civil deflagra operação contra suspeitos de furtar 55 mil sacos de arroz

Deixe seu comentário