segurança nas escolas
Prefeitura entrega sistema de monitoramento nas escolas
imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sistema foi inaugurado nesta sexta-feira. Câmeras já estão funcionando.
Na manhã desta sexta-feira, 30/6, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a entrega do sistema de monitoramento por câmeras nas escolas municipais. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Moacyr Ramos Martins, bairro União das Vilas. O município havia anunciado o videomonitoramento em abril, após um homem invadir uma creche em Santa Catarina e matar quatro crianças.
De acordo com a Prefeitura, são 132 câmeras instaladas nas 32 escolas da rede municipal e na sede da Semed. Todas já estão em operação. Além das câmeras, todos os educandários da rede municipal agora têm botão antipânico, uma forma célere e discreta de acionar as forças de segurança em caso de necessidade. O mecanismo deve acionar, em eventual caso de necessidade, a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) da Guarda Municipal e a empresa de segurança que coordena o monitoramento.
“O investimento da Prefeitura é resultado de um importante diálogo entre as instituições. É uma ação que dá maior tranquilidade para os responsáveis, quando deixam a criança na escola, e aos educadores para desenvolverem o trabalho”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Além de Ronnie, estiveram presentes na entrega do novo sistema o presidente da Câmara, vereador Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP); o líder do governo na Câmara, vereador Carlos Delgado (PP); os vereadores José Clemente (PDT) e Zulma Ancinello (Republicanos) e os secretários de Educação titular e adjunto, Maria Helena Machado e Fernando ‘Balaka’ Bermúdez, respectivamente, além da comunidade da escola Moacyr Ramos Martins.
Fórum
A iniciativa de instalar câmeras e botões antipânico nas escolas foi proposta durante o fórum “Segurança nas escolas: um assunto de todos”. O evento, que ocorreu no Teatro Municipal, reuniu representações da educação, segurança e Poder Público e foi promovido pela Prefeitura em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que reúne representantes de todos os órgãos de segurança atuantes no município.
A medida visa otimizar a comunicação entre as instituições educativas e as forças de segurança – para eventuais situações que podem ocorrer em escolas – e intensificar o controle nos educandários, os tornando espaços mais seguros.
Defesa pessoal
Outra iniciativa debatida no fórum e que será colocado em prática em breve é um treinamento de defesa pessoal aos guardas escolares municiais. A primeira etapa da capacitação acontece hoje, 1/7, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), das 9h às 11h.
Atualmente, há 37 guardas escolares no quadro municipal. Em um primeiro momento, os servidores vão aprender técnicas de Jiu-Jitsu e Krav Magá.
Deixe seu comentário