URUGUAIANA JN PREVISÃO

INDICADORES CRIMINAIS

Primeiro semestre teve aumento nos homicídios em Uruguaiana

Neste mês, os indicadores criminais monitorados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado apontaram que, no primeiro semestre de 2023, o Rio Grande do Sul viveu uma queda significativa nos números da criminalidade, especialmente no que diz respeito aos crimes violentos letais.

Em Uruguaiana, porém, o cenário é diferente. O número de homicídios aumentou tanto na comparação do mês de junho de 2023 com junho de 2022, quanto no acumulado do ano.

Em junho o número de homicídios cresceu 200% no município, passando de uma ocorrência no ano passado para três neste ano. Já no acumulado do ano o crescimento foi de 117%. Enquanto Uruguaiana teve seis assassinatos entre janeiro e junho de 2022, neste ano, foram treze crimes.

Vítimas fatais

Visando ampliar a transparência ativa, o Observatório Estadual da Segurança Pública, responsável pelo monitoramento dos indicadores criminais, também vem divulgado desde janeiro de 2022, o número de vítimas de dos chamados Crimes Letais Violentos Intencionais (CLVIs). Além de homicídios dolosos, feminicídios e latrocínios, esse conjunto soma registros de homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, homicídio doloso de trânsito, lesão corporal seguida de morte, aborto, induzimento/auxílio suicídio e infanticídio.

Neste indicador o município também registrou aumento no semestre, apesar de uma pequena redução em junho. Neste mês foram cinco vítimas fatais em 2022 e quatro em 2023, uma redução de 20%. No entanto, no acumulado do ano foram 17 vítimas fatais, enquanto 2022 teve 14. Portanto, um aumento de 21%.

Feminicídios

Já os feminicídios mantiveram estabilidade. Assim como em 2022, não houve registro de assassinato por razão de gênero em junho de 2023. A estabilidade se repete no acumulado do ano. Houve um registro nos seis primeiros meses de 2022 e o mesmo em 2023. Já as tentativas de feminicídio tiveram queda significativa, de sete para duas ocorrências, uma redução de 71%.

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha de furto de arroz Anterior

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha de furto de arroz

6ºBPChq tirou dois traficantes das ruas neste domingo Próximo

6ºBPChq tirou dois traficantes das ruas neste domingo

Deixe seu comentário