URUGUAIANA JN PREVISÃO

Violência

Roubos de veículos tiveram queda de 44,6% em março

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Março foi mais um mês de quebra de recorde na redução de roubos de veículos no Rio Grande do Sul. O registro de ocorrências caiu de 866, no ano passado, para 480, o que representa retração de 44,6%, para o menor total desde o início da contabilização desse tipo de crime, em 2002. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A baixa de quase metade em março contribuiu para aprofundar a redução também no acumulado do primeiro trimestre. Desde janeiro, foram registrados 1 500 roubos de veículos no RS, 43,9% menos que os 2 673 ocorridos nos três meses iniciais de 2020.

A soma deste ano é também a menor da série histórica. Na comparação com o pior momento desse tipo de crime no Estado, em 2017, quando houve 5.132 roubos de veículo entre janeiro e março, o total de 2021 equivale a uma queda de 70,8%.

De acordo com a SSP, a sequência de quebra de recordes é resultado de uma série de políticas públicas focadas na repressão de quadrilhas especializadas em levar veículos de motoristas e no combate aos mercados ilegais relacionados a esse delito. Um exemplo com impacto direto no combate aos assaltos a condutores é a Força-Tarefa Desmanches, que além do DetranRS, integra o trabalho de BM, PC, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

Outra iniciativa destacada pela pasta é o site Peça Legal, que possibilita a consulta de peças usadas disponíveis para compra nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados ao DetranRS. Lançada no início de janeiro, a plataforma online já teve 17,5 mil acessos. Nesses três meses, apesar do cenário crítico da pandemia, que reduz o movimento presencial, os CDVs registraram um aumento de 36% nas vendas, com mais de 415,1 mil peças comercializadas. No mesmo período do ano passado, quando o Peça Legal ainda não funcionava, o número de unidades negociadas foi de 305,2 mil.

A ferramenta de busca reúne o estoque cadastrado e permite pesquisas por tipo de veículo (carros, motos, caminhões, ônibus e outros), pelo nome da peça ou modelo do automóvel. As peças comercializadas têm rastreabilidade de origem e respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais para a sua seleção. Além disso, adquirindo os itens listados no Peça Legal, o cidadão contribui diretamente para a queda dos índices de roubo de veículos com fins de desmanche, pois o material disponível nos CDVs tem origem lícita comprovada. Atualmente, o DetranRS tem 431 CDVs homologados e 81 empresas em processo de credenciamento.


Ministério Público cumpre mandado na casa de Mano Gás Anterior

Ministério Público cumpre mandado na casa de Mano Gás

Morador do bairro Proficar é morto a tiros Próximo

Morador do bairro Proficar é morto a tiros

Deixe seu comentário