"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Sistema permitirá acompanhamento online de veículos recuperados
Rafaela Masoni/Detran imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Em 2019, os proprietários de veículos em situação de furto ou roubo recuperados pelas forças policiais gaúchas poderão acompanhar todo o seu processo de perícia e liberação através da internet. O sistema online vem sendo desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), em parceria com os órgãos da Segurança Pública e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS).
O projeto também contemplará o acompanhamento de veículos envolvidos em acidentes e apreendidos em virtude de crimes de trânsito e infrações administrativas. "Iremos promover transparência a um processo que é traumático, independente da situação que originou a custódia do veículo por parte do Estado. O acompanhamento em tempo real irá dinamizar o processo e garantir ao proprietário a noção dos procedimentos necessários para a sua liberação", disse o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Pela primeira vez, todas as instituições que possuem relação com o assunto trabalharam, de forma integrada, a construção de uma solução. A criação do sistema online de acompanhamento de veículos é resultado direto da Lei 15 172/18, que determina que o Detran RS seja o responsável por gerenciar, fiscalizar, controlar e executar as atividades necessárias para a implementação dos serviços de remoção, depósito, guarda e liberação de veículos em todo o Estado.
Para que o sistema opere, a Procergs promoverá a interligação de todas as instituições envolvidas no processo, possibilitando a troca de informações em tempo real e a consulta por parte do proprietário, que terá acesso a todas as etapas e receberá as atualizações de acordo com a evolução dos trabalhos. O grupo de trabalho responsável realizou o mapeamento de todos os processos a fim de estabelecer o fluxo da informação de acordo com o andamento dos trâmites burocráticos e operacionais necessários.
Com informações da SSP.
Deixe seu comentário