URUGUAIANA JN PREVISÃO

SEGURANÇA PÚBLICA

União lança o Pronasci II no RS e entrega novas viaturas

Maurício Tonetto/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Evento ocorreu ontem, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite e do ministro Flávio Dino.

Nesta sexta-feira, 14/4, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve em Porto Alegre, para a cerimônia de lançamento da etapa gaúcha do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e ainda para a entrega ao governo do Estado de viaturas destinadas aos órgãos de segurança gaúchos pela União, através do Pronasci.

O evento ocorreu na Base de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal, em Porto Alegre. Dino foi recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que estava acompanhado pelo secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e pelo secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.

Ao todo, foram entregues ao governo gaúcho 31 viaturas, nove drones e 90 pistolas, além de capacetes balísticos e coletes.

Pronasci II

O Programa Nacional de Segurança com Cidadania havia sido implantado em 2007, mas foi paralisado. No mês passado, a iniciativa foi relançada ´pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o nome de Pronasci II.

Se trata de um programa federal em parceria com os Estados, que prevê ações de assistência técnica e financeira para a segurança.O governador saudou a parceria com o governo federal e elencou diversas ações na área, resultando na melhora da maioria dos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul."O tema da segurança pública é transversal e complexo, exigindo essa integração. Estas viaturas se somam ao reforço de mais de 2,5 mil viaturas adquiridas pelo governo gaúcho nos últimos anos, qualificando a estrutura no combate à criminalidade", disse o governador.

Reforço na segurança da mulher

De acordo com o governo do Estado, parte dos equipamentos entregues no encontro vão ser utilizados pela segurança do Estado em ações no combate à violência contra a mulher. Durante o ato, Dino adiantou também que o Rio Grande do Sul deve receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, que integra em um só espaço serviços especializados para atendimento a diversas formas de violência contra as mulheres.

O combate à violência doméstica é um dos eixos do programa, que pretende distribuir aos estados 500 viaturas para a Patrulha Maria da Penha e para as delegacias especializadas no atendimento às mulheres e cem mil bolsas de formação para policiais, e investir R$ 8 milhões em edital da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) para fortalecimento de políticas de combate à violência contra as mulheres nos municípios.

Uruguaiana teve aumento nos homicídios em março Anterior

Uruguaiana teve aumento nos homicídios em março

Brigada Militar mantém patrulhamento preventivo nas escolas Próximo

Brigada Militar mantém patrulhamento preventivo nas escolas

Deixe seu comentário